Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15180
Resumo: Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
id RCAP_1b53be25063197fecf26bad37254d249
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)Sclerotinia sclerotiorumBremis lactucaeLactuca sativaalfacePCRITSMestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de AgronomiaNeste trabalho estabeleceu-se um teste molecular, rápido e fácil, para detectar Sclerotinia sclerotiorum, responsável pela doença da podridão branca da alface, em folhas assintomáticas. Desenharam-se primers específicos (SSM) para ampliar sequências parciais da região ITS de S. sclerotiorum, e utilizaram-se em reacções de PCR com alfaces infectadas. A análise das sequências obtidas indicou homologia significativa com sequências de S. sclerotiorum já conhecidas. Usaram-se os primers SSM com alfaces infectadas com Bremia lactucae e Botrytis cinerea verificando-se que apenas ampliavam fragmentos nas amostras com B. cinerea. A sequenciação destes fragmentos sugeriu a presença de sequências parciais de B. cinerea e também de Alternaria sp., além de S. sclerotiorum. Os fragmentos de S. sclerotiorum e Alternaria sp., com tamanho semelhante, poderão distinguir-se pela digestão dos produtos de PCR com RsaI. Alguns isolados de B. cinerea poderão ser discriminados com HindIII, mas não todos, já que outros apresentam sequências idênticas às identificadas em S. sclerotiorum. Estabeleceu-se uma reacção de PCR multiplex conjugando os primers SSM com os primers Br, específicos para ampliar sequências parciais da região ITS de B. lactucae, para detectar simultaneamente os patogénios referidos. A posterior digestão enzimática com RsaI e HindIII permite discriminar alguns daqueles patogéniosISAMonteiro, António AlmeidaMota, Mariana GomesRepositório da Universidade de LisboaCaldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes2018-04-02T14:28:28Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15180porCaldeira, C.A.O.L. - Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR). Lisboa: ISA, 2010, 67 p., Anexosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:54.092031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
title Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
spellingShingle Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
Caldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes
Sclerotinia sclerotiorum
Bremis lactucae
Lactuca sativa
alface
PCR
ITS
title_short Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
title_full Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
title_fullStr Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
title_full_unstemmed Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
title_sort Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR)
author Caldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes
author_facet Caldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, António Almeida
Mota, Mariana Gomes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Cláudia Alexandra Oliveira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sclerotinia sclerotiorum
Bremis lactucae
Lactuca sativa
alface
PCR
ITS
topic Sclerotinia sclerotiorum
Bremis lactucae
Lactuca sativa
alface
PCR
ITS
description Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2018-04-02T14:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15180
url http://hdl.handle.net/10400.5/15180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, C.A.O.L. - Detecção molecular de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, agente causal da podridão branca em alface (Lactuca sativa L.) pela reacção em cadeia de polimerase (PCR). Lisboa: ISA, 2010, 67 p., Anexos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISA
publisher.none.fl_str_mv ISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097845465088