Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: referenciação da criança e jovem em situação de risco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48143 |
Resumo: | Curso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny |
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Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: referenciação da criança e jovem em situação de riscoMaus-tratos InfantisAbusoCriança em RiscoEnfermeiro Especialista em Saúde Infantil e PediátricaEnfermagemCiências da SaúdeCurso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de ClunyIntrodução: Os maus tratos a crianças/jovens constituem um problema de saúde pública com repercussões físicas e psicológicas a curto e a longo prazo, pelo que é fundamental sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem como entidades de primeira linha na deteção precoce, sinalização e prevenção dos maus tratos. Objetivo: Elaborar uma análise critico-reflexiva sobre o percurso formativo e de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos diversos contextos da prática clínica e posteriormente realizar uma Revisão Integrativa da Literatura e a devida proposta de intervenção para dar resposta às necessidades encontradas. Metodologia: Foi realizada uma análise critico-reflexiva e posteriormente uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a bases de dados, cumprindo critérios de inclusão e exclusão definidos previamente. Resultados: Foram desenvolvidas capacidades de acordo com a prática baseada na evidencia, adquirindo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Através da realização da Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na referenciação da criança e jovem em situação de risco. Esta engloba a formação de grupos de trabalho nos diversos contextos da prática clínica, ministrada aos pares, bem como a outros profissionais que contactam com crianças, abordando as tipologias, os respetivos sinais e sintomas, o conhecimento das Leis, protolocos e diretrizes hospitalares e a correta referenciação. Conclusão: Com a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica conclui-se que estas são fundamentais para a prestação de cuidados a crianças/jovens dentro dos seus contextos familiares. O conhecimento sobre esta temática leva-nos à correta referenciação, sendo fundamental a formação aos profissionais que lidam com crianças/jovens para que estes possam ser referenciados da melhor forma.Introduction: Mistreatment of children/young people is a public health problem with physical and psychological repercussions in the short and long term, which is why it is essential to raise awareness and train nurses to act as first-line entities in early detection, signaling and prevention of mistreatment. Objective: To elaborate a critical-reflexive analysis on the training course and acquisition of competences of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health in the different contexts of clinical practice and subsequently carry out an Integrative Literature Review and the appropriate intervention proposal to respond to the needs found. Methodology: A critical-reflexive analysis was carried out and subsequently an Integrative Literature Review was carried out using databases, fulfilling previously defined inclusion and exclusion criteria. Results: Skills were developed according to evidence-based practice, thus acquiring skills of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing. By carrying out the Integrative Literature Review, it was possible to identify the interventions of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing in the referral of children and young people at risk. This includes the formation of working groups in the different contexts of clinical practice, given to peers, as well as to other professionals who have contact with children, addressing the typologies, the respective signs and symptoms, knowledge of the Laws, protocols and hospital guidelines and the correct referencing. Conclusion: With the acquisition of skills of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health, it is concluded that these are fundamental for the provision of care to children/young people within their family contexts. Knowledge on this topic leads us to the correct referencing, being essential to train professionals who deal with children/young people so that they can be referenced in the best way.Marques, Goreti Filipa SantosSilva, SofiaRepositório ComumPastor, Marisa Moreira Furtado2023-03-242022-12-202024-12-20T00:00:00Z2023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48143TID:203292189porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T16:31:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:44.819214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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