Keiko Abe e a Marimba Solista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18246 |
Resumo: | A percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca. |
id |
RCAP_1b578fbb382050a188bd8ac00ceb2540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Keiko Abe e a Marimba SolistaKeiko AbeMarimbaXilofonePercussãoRecital solistaKeiko AbeMarimbaXylophonePercussionSolo RecitalA percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca.Universidade de Évora2016-04-08T16:16:13Z2016-04-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18246http://hdl.handle.net/10174/18246porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:06.376690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
title |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
spellingShingle |
Keiko Abe e a Marimba Solista Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da Keiko Abe Marimba Xilofone Percussão Recital solista Keiko Abe Marimba Xylophone Percussion Solo Recital |
title_short |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
title_full |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
title_fullStr |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
title_full_unstemmed |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
title_sort |
Keiko Abe e a Marimba Solista |
author |
Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da |
author_facet |
Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Keiko Abe Marimba Xilofone Percussão Recital solista Keiko Abe Marimba Xylophone Percussion Solo Recital |
topic |
Keiko Abe Marimba Xilofone Percussão Recital solista Keiko Abe Marimba Xylophone Percussion Solo Recital |
description |
A percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2016-04-08T16:16:13Z 2016-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18246 http://hdl.handle.net/10174/18246 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música teses@bib.uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136583444594688 |