Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 |
Resumo: | presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA). |
id |
RCAP_1b782f75f4172aa073d0a5dfbb5a18fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vidapresente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 59-661646-728010.34632/cpedagogiasocial.2007.n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912/1834Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Sofia Pereira2022-09-20T11:11:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.181431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
title |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
spellingShingle |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida Rodrigues, Ana Sofia Pereira Rodrigues, Ana Sofia Pereira |
title_short |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
title_full |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
title_fullStr |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
title_full_unstemmed |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
title_sort |
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida |
author |
Rodrigues, Ana Sofia Pereira |
author_facet |
Rodrigues, Ana Sofia Pereira Rodrigues, Ana Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Sofia Pereira |
description |
presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912 |
url |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912 https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912/1834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 59-66 1646-7280 10.34632/cpedagogiasocial.2007.n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822228075806457856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912 |