Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Sofia Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912
Resumo: presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).
id RCAP_1b782f75f4172aa073d0a5dfbb5a18fb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vidapresente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 59-661646-728010.34632/cpedagogiasocial.2007.n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912/1834Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Sofia Pereira2022-09-20T11:11:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.181431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
title Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
spellingShingle Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
Rodrigues, Ana Sofia Pereira
Rodrigues, Ana Sofia Pereira
title_short Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
title_full Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
title_fullStr Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
title_full_unstemmed Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
title_sort Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida
author Rodrigues, Ana Sofia Pereira
author_facet Rodrigues, Ana Sofia Pereira
Rodrigues, Ana Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Sofia Pereira
description presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912
url https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1912/1834
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Ana Sofia Pereira Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 59-66
1646-7280
10.34632/cpedagogiasocial.2007.n1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822228075806457856
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34632/cpedagogiasocial.2007.1912