Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009 |
Resumo: | Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros? CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZA |
id |
RCAP_1b7cccdea150911f46e8bd137d94d894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanenceHidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanenciaMÖBIUS stripBodyArchiveCaptureDanceFita MÖBIUSCorpoArquivoCapturaDançaEste ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros? CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZAThis essay examines the intersection between dance and historicity in the performance Hidebehind (2018) by Brazilian choreographer Josefa Pereira, presented in 2019 in Lisbon at Teatro do Bairro Alto. With its backwards movement in a circular motion interrupted by gesture, Hidebehind invites us to think about dance and to interrupt our historical movement to actively question it. Based on the principles of Möbius' tape and the double division of the body through the coronal plane, the choreographer defines in her capture operation the intersection point of several presences and temporalities simultaneously. Her body, through mechanisms of repetition and the irruption of gesture, presents itself as a critical archive that destabilises and transforms our perceptual paradigms, questioning the binary categories in force in western thought. How can the blurring of these limits be transited in the operation of capture? What potentialities do we find in performance to work with time, to remember and to trace futures? MÖBIUS STRIP / BODY / ARCHIVE / CAPTURE / DANCECentro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009Sinais de Cena; 2nd series, nr. 5 (2021); 137-150Sinais de Cena; 2e série, n°5 (2021); 137-150Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 5 (2021); 137-1502184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809/18281Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelierinfo:eu-repo/semantics/openAccessRozas Letelier, Laura2023-09-23T05:43:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:01.575571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence Hidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanencia |
title |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
spellingShingle |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence Rozas Letelier, Laura MÖBIUS strip Body Archive Capture Dance Fita MÖBIUS Corpo Arquivo Captura Dança |
title_short |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
title_full |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
title_fullStr |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
title_full_unstemmed |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
title_sort |
Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence |
author |
Rozas Letelier, Laura |
author_facet |
Rozas Letelier, Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rozas Letelier, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MÖBIUS strip Body Archive Capture Dance Fita MÖBIUS Corpo Arquivo Captura Dança |
topic |
MÖBIUS strip Body Archive Capture Dance Fita MÖBIUS Corpo Arquivo Captura Dança |
description |
Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros? CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZA |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009 https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009 |
url |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809 https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809/18281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelier info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelier |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sinais de Cena; 2nd series, nr. 5 (2021); 137-150 Sinais de Cena; 2e série, n°5 (2021); 137-150 Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 5 (2021); 137-150 2184-9552 1646-0715 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130243374514176 |