Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozas Letelier, Laura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009
Resumo: Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros?   CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZA
id RCAP_1b7cccdea150911f46e8bd137d94d894
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanenceHidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanenciaMÖBIUS stripBodyArchiveCaptureDanceFita MÖBIUSCorpoArquivoCapturaDançaEste ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros?   CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZAThis essay examines the intersection between dance and historicity in the performance Hidebehind (2018) by Brazilian choreographer Josefa Pereira, presented in 2019 in Lisbon at Teatro do Bairro Alto. With its backwards movement in a circular motion interrupted by gesture, Hidebehind invites us to think about dance and to interrupt our historical movement to actively question it. Based on the principles of Möbius' tape and the double division of the body through the coronal plane, the choreographer defines in her capture operation the intersection point of several presences and temporalities simultaneously. Her body, through mechanisms of repetition and the irruption of gesture, presents itself as a critical archive that destabilises and transforms our perceptual paradigms, questioning the binary categories in force in western thought. How can the blurring of these limits be transited in the operation of capture? What potentialities do we find in performance to work with time, to remember and to trace futures?   MÖBIUS STRIP / BODY / ARCHIVE / CAPTURE / DANCECentro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009Sinais de Cena; 2nd series, nr. 5 (2021); 137-150Sinais de Cena; 2e série, n°5 (2021); 137-150Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 5 (2021); 137-1502184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809/18281Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelierinfo:eu-repo/semantics/openAccessRozas Letelier, Laura2023-09-23T05:43:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:01.575571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
Hidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanencia
title Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
spellingShingle Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
Rozas Letelier, Laura
MÖBIUS strip
Body
Archive
Capture
Dance
Fita MÖBIUS
Corpo
Arquivo
Captura
Dança
title_short Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
title_full Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
title_fullStr Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
title_full_unstemmed Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
title_sort Hidebehind transiting the inhabited body: exercises in capture and permanence
author Rozas Letelier, Laura
author_facet Rozas Letelier, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozas Letelier, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv MÖBIUS strip
Body
Archive
Capture
Dance
Fita MÖBIUS
Corpo
Arquivo
Captura
Dança
topic MÖBIUS strip
Body
Archive
Capture
Dance
Fita MÖBIUS
Corpo
Arquivo
Captura
Dança
description Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros?   CINTA MÖBIUS / CUERPO /ARCHIVO / CAPTURA / DANZA
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009
url https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/24809/18281
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelier
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelier
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sinais de Cena; 2nd series, nr. 5 (2021); 137-150
Sinais de Cena; 2e série, n°5 (2021); 137-150
Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 5 (2021); 137-150
2184-9552
1646-0715
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130243374514176