Estratégia de Internacionalização : o caso da Consulai em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes, João Miguel Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11667
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling Estratégia de Internacionalização : o caso da Consulai em AngolaInternacionalizaçãoEstratégiasAngolaPMEInternationalizationStrategiesSMEsMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialNo mundo em que vivemos em constante mudança, competindo muitas vezes ao nível global, torna-se importante para as PME´s encontrarem soluções quando confrontadas com concorrentes de dimensão superior e muitas vezes multinacionais. Uma das soluções para esses constrangimentos está muitas vezes na busca por novos mercados e oportunidades, por parte das PME, optando assim pela internacionalização como forma de ultrapassar alguns dos constrangimentos causados pelas grandes empresas multinacionais e lhes permitir sobreviver e crescer. Contudo, esta decisão tem necessariamente que ser tomada de forma racional, estudando o contexto da empresa por forma a aferir a melhor forma de o fazer. No presente trabalho, foram estudados diversas teorias, modos e estratégias de internacionalização, desenvolvidas e trabalhadas por diversos autores ao longo dos anos. Neste sentido e com o objetivo de observar em contexto real, a realidade das PME, foi utilizado para o presente trabalho um caso de estudo de uma PME Portuguesa, a Consulai, empresa que desenvolve a sua atividade na área dos serviços de consultoria especializados, na área agrícola e florestal, que com o intuito e ambição de crescimento está a ponderar internacionalizar-se para Angola. Neste âmbito foi feito um estudo ao contexto Angolano e ao contexto da Consulai, para que dessa forma se consiga definir uma estratégia para a primeira fase de internacionalização da Consulai.In the world we live in constantly changing, often competing globally, it is important for SMEs to find solutions when confronted with higher dimension of competing and often multinational. One of the solutions to these constraints are often in search for new markets and opportunities for SMEs, thus opting for internationalization as a way to overcome some of the constraints caused by large multinational companies and allow them to survive and grow. However, this decision must necessarily be taken rationally, studying the business context in order to assess the best way to do it. In this study, several theories have been studied, modes and internationalization strategies, developed and worked by several authors over the years. In this sense and in order to observe in real context, the reality of SMEs, was used for this study a case study of a Portuguese SMEs, Consulai, a company that develops its activity in the area of ​​specialized consulting services, agriculture and forestry, which with the intention and ambition for growth is considering internationalize to Angola. In this context a study was done to the Angolan context and the context of Consulai, so that way to be able to set a strategy for the first phase of internationalization of Consulai.Instituto Superior de Economia e GestãoFerreira, Manuel EnnesRepositório da Universidade de LisboaPraxedes, João Miguel Alves2016-11-01T01:30:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11667porPraxedes, João Miguel Alves (2015). "Estratégia de Internacionalização : o caso da Consulai em Angola". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:56.453827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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