Contributo do marketing na criação de valor em contexto B2B: estudo de caso da ALCOBRE – Condutores Elétricos S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Diogo Resende
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41064
Resumo: O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na empresa ALCOBRE – Condutores Elétricos S.A., no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo, não só apresentar as atividades desenvolvidas durante os cinco meses em que decorreu o estágio, mas também desenvolver um projeto que possa impactar numa área concreta da empresa. O contexto empresarial envolve o desenvolvimento de várias áreas de forma simultânea, nas quais se inclui o marketing. Estratégias neste âmbito devem ser desenvolvidas não apenas em contextos business-to-consumer (B2C), mas também em ambientes business-to-business (B2B). O estudo acerca deste tema torna-se relevante para qualquer empresa B2B, sobretudo porque as estratégias nestes casos, tendem a ser mais específicas. O presente relatório apresenta um estudo de caso realizado na empresa, tendo como principal objetivo, investigar os contributos que os processos e estratégias de marketing industrial têm em contextos de negócio B2B. A recolha de dados foi feita a partir de uma entrevista de focus group realizada a colaboradores da empresa, pertencentes ao Departamento Comercial para o mercado francês. Os resultados indicam a existência de alguns processos e ferramentas de marketing B2B implementados na empresa, que podem, contudo, ser alvo de melhorias e articulação com novos desenvolvimentos na área. As evidências deste estudo apontam que uma estratégia de marketing industrial ajustada às necessidades dos seus clientes, podem resultar numa efetiva criação de valor para a empresa.
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