A OCDE e a política global de educação: o PISA como “big science”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vítor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25574
Resumo: Vulgarizado, em 1961, nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de “big science” refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados, embora muitas vezes com relevância diminuta. O artigo analisa de que forma o Programme for International Student Assessment (PISA), levado a cabo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), se pode inserir nesta categoria de “big science”. Os resultados encontrados apontam para que o PISA possa ser considerado o primeiro programa que se insere nesta forma de fazer ciência
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spelling A OCDE e a política global de educação: o PISA como “big science”The OECD and global education policy: the PISA as big scienceBig ScienceOCDEPISAVulgarizado, em 1961, nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de “big science” refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados, embora muitas vezes com relevância diminuta. O artigo analisa de que forma o Programme for International Student Assessment (PISA), levado a cabo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), se pode inserir nesta categoria de “big science”. Os resultados encontrados apontam para que o PISA possa ser considerado o primeiro programa que se insere nesta forma de fazer ciênciaWidespread in 1961 in the United States of America (USA), the term “big science” refers to large-scale scientific research, substantial budget resources, large teams, large-scale instruments and laboratories, and the capability of producing colossal amounts of data. Using a qualitative research methodology, based on documentary and bibliographical analysis, this paper focuses on the Program for International Student Assessment (PISA), carried out by the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), since we have assumed that, due to its “configurations”, it falls into the “big science” category. The results we found suggest that PISA can be considered the first program that fits into this way of doing scienceInstituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRosa, Vítor2022-06-08T15:06:49Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25574porRosa, Vítor (2021). A OCDE e a política global de educação: o PISA como “big science”. EduSer: Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 13:2, p. 84-981645-477410.34620/eduser.v13i2.162info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:13.771180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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