Whole school inspection nas escolas europeias : desafios e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarreta, Patrícia Sofia Cortes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26693
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling Whole school inspection nas escolas europeias : desafios e contradiçõesAvaliação externaPrestação de contasRelatórios de estágio de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório pretende espelhar o meu percurso no âmbito de um estágio curricular na Inspeção-Geral da Educação e Ciência com a duração de nove meses, evidenciando as experiências, as aprendizagens e as competências que desenvolvi no âmbito do Programa de Avaliação Externa das Escolas e do Programa de Atividades Internacionais. Inserido no quadro da investigação naturalista, a metodologia seguida tem como suporte a pesquisa arquivística, a observação não participante e a entrevista semiestruturada, recorrendo à respetiva análise de conteúdo para tratamento dos dados. O relatório divide-se em três capítulos, complementados por um conjunto de anexos. O primeiro capítulo diz respeito à Caracterização da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, abordando a cultura e o clima organizacional. O segundo capítulo aborda o Projeto de Investigação desenvolvido, aqui o foco é perceber qual é o papel da Whole School Inspection (WSI) nas Escolas Europeias. Para dar resposta a esta questão foram concebidos e trabalhados três eixos de análise: a caracterização das Escolas Europeias, a caracterização da Whole School Inspection e a análise e comparação dos guias que harmonizam esta intervenção avaliativa, atentando ao primeiro e ao segundo ciclos WSI (2011–2015 e 2016–2020), através da perspetiva de diversos atores e da análise do Common Framework for WSI 2011 e do Common Framework for WSI 2015. O terceiro capítulo refere-se às Atividades desenvolvidas no estágio, onde é realizada a descrição das tarefas executadas aquando da permanência na Inspeção-Geral da Educação e Ciência, bem como é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens e competências desenvolvidas e proporcionadas por essas atividades. A Whole School Inspection é, neste trabalho, perspetivada como um dispositivo de prestação de contas que, simultaneamente, tem em vista a melhoria da qualidade do serviço educativo prestado nas Escolas Europeias.This report is intended to reflect my route in scope of a traineeship in the Inspeção-Geral da Educação e Ciência with a duration of nine months, highlighting the experiences, learning and skills I developed in the External Program Evaluation for Schools and the International Program Activities. Framed in the naturalistic research, the methodology followed is supported by archival research, non-participant and participant observation, and semi-structured interview, appealed to the respective content analysis for data processing. The report is divided into three chapters complemented by a set of attachments. The first chapter concerns the Characterization of the Inspeção-Geral da Educação e Ciência, approaching to the culture and organizational climate. The second chapter refers the developed Research Project, here the focus is to understand what is the role of the Whole School Inspection (WSI) in the European Schools. To answer this question were designed and worked on three themes of analysis: the characterization of the European Schools, the characterization of the Whole School Inspection and the analysis and comparison of the guides that harmonize this evaluative intervention, referring to the first and second WSI cycles (2011-2015 and 2016-2020), through the perspective of various actors and the analysis of the Common Framework for WSI 2011 and the Common Framework for WSI in 2015. The third chapter refers to the stage developed activities, which is carried out the description of the tasks performed while within the Inspection General of Education and Science, and is presented a reflection on the learning and skills developed and provided by these activities. The Whole School Inspection external evaluation is in this work viewed as an accountability mechanism but simultaneously aims at improving the quality of educational services provided in the European Schools.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaJarreta, Patrícia Sofia Cortes2017-03-01T10:41:42Z20162016-10-172016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26693TID:201913054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:17:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:16.985387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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