Determinantes e efeitos de satisfação no trabalho : uma análise empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Sancha Nair Baptista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5859
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 27 de janeiro de 2020.
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spelling Determinantes e efeitos de satisfação no trabalho : uma análise empíricaSalárioSatisfação no TrabalhoTrabalhadorTrabalhoEffects of Job SatisfactionJob SatisfactionJob TurnoverDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 27 de janeiro de 2020.A literatura económica considera que a satisfação no trabalho é lucrativa para as empresas. Entre outros aspetos, é normalmente referido que trabalhadores satisfeitos estão mais motivados, têm menor absentismo e menor taxa de abandono (saída) voluntário, mudando-se para outras empresas ou outras organizações. Este trabalho analisou, em particular, o efeito da satisfação na intenção do trabalhador mudar de entidade patronal. Os resultados indicam que a satisfação constitui apenas um dos determinantes de tal comportamento. De facto, para cada nível de satisfação, a intenção pode variar significativamente com base nas caraterísticas observadas do trabalhador e do seu posto de trabalho. Do ponto de vista da análise de dados, foi possível constatar que a versão paramétrica do modelo probit ordenado, a qual é mais comum na literatura para a análise de variáveis dependentes ordinais, é rejeitada contra uma versão semi-não paramétrica.ABSTRACT: The economic literature considers job satisfaction to be profitable for firms. Among other things, it is often argued that satisfied workers are more motivated, have less absenteeism and lower turnover rates. In particular, this paper analyzed the effect of satisfaction on an employee's intention to change employers (turnover). The results indicate that satisfaction matters but does not fully explain such behavior. In fact, for each level of satisfaction that turnover intensions may still vary significantly based on observed worker and job characteristics. As far as data analysis is concerned, it was found the parametric version of the ordered probit model, which is more common in the literature for the analysis of ordinal dependent variables, is rejected against a semi-nonparametric alternative.Vieira, José CabralRepositório da Universidade dos AçoresAzevedo, Sancha Nair Baptista2021-04-14T15:54:42Z2020-01-272020-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5859202417182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:15Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:04.038045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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