(Re)playing history and rethinking gender in Neo-Victorian video games
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/151556 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, diversos criadores de videojogos têm demonstrado uma preocupação em criar mundos ficcionais, personagens e enredos mais envolventes, e com os quais os jogadores podem mais facilmente se identificar. Isto é, possivelmente, consequência de desenvolvimentos tecnológicos, bem como de preocupações prementes acerca de inclusão e diversidade na indústria de videojogos, e nos próprios videojogos, preocupações essas que se estenderam para além do mundo académico e passaram a ser também discutidas na esfera pública. Considerando estas preocupações, videojogos cuja ação decorre em determinados períodos históricos são confrontados com duas opções, representar a história fielmente sem recurso a liberdade criativa, ou refletir criticamente e através de uma perspetiva contemporânea nesse período histórico. Na presente dissertação, analisa-se como três videojogos, The Order: 1886 (2015), Assassin’s Creed Syndicate (2015), and Dance of Death: Du Lac & Fey (2019), lidam com estas preocupações, posicionando a sua ação na cidade de Londres durante o período Vitoriano, e criando um elenco de personagens mais diverso. A análise centra-se em diferentes personagens femininas e transgénero destes três videojogos, para explorar o modo como estes videojogos neovitorianos procuram subverter estereótipos e papéis de género, assim como o género enquanto sistema binário, masculino/feminino. |
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(Re)playing history and rethinking gender in Neo-Victorian video gamesVideojogosNeovitorianismoIdentidadeGéneroRepresentatividadeVideo gamesNeo-VictorianismIdentityGenderRepresentativityDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAo longo das últimas décadas, diversos criadores de videojogos têm demonstrado uma preocupação em criar mundos ficcionais, personagens e enredos mais envolventes, e com os quais os jogadores podem mais facilmente se identificar. Isto é, possivelmente, consequência de desenvolvimentos tecnológicos, bem como de preocupações prementes acerca de inclusão e diversidade na indústria de videojogos, e nos próprios videojogos, preocupações essas que se estenderam para além do mundo académico e passaram a ser também discutidas na esfera pública. Considerando estas preocupações, videojogos cuja ação decorre em determinados períodos históricos são confrontados com duas opções, representar a história fielmente sem recurso a liberdade criativa, ou refletir criticamente e através de uma perspetiva contemporânea nesse período histórico. Na presente dissertação, analisa-se como três videojogos, The Order: 1886 (2015), Assassin’s Creed Syndicate (2015), and Dance of Death: Du Lac & Fey (2019), lidam com estas preocupações, posicionando a sua ação na cidade de Londres durante o período Vitoriano, e criando um elenco de personagens mais diverso. A análise centra-se em diferentes personagens femininas e transgénero destes três videojogos, para explorar o modo como estes videojogos neovitorianos procuram subverter estereótipos e papéis de género, assim como o género enquanto sistema binário, masculino/feminino.Over the last decades, many video game developers have demonstrated a concern to create more compelling and complex fictional worlds, characters, and plots, with which the player can connect with. Arguably, this is both the consequence of technological developments, as well as of pressing concerns about inclusivity and diversity in the video game industry and in video games themselves, which have extended beyond academia and into the public sphere. When approaching these concerns, video games with specific historical setting have two main options, to accurately represent history without any creative freedom, or to critically reflect on it through a contemporaneous perspective. In this dissertation, I look at how three video games, The Order: 1886 (2015), Assassin’s Creed Syndicate (2015), and Dance of Death: Du Lac & Fey (2019), address these concerns through their setting in the city of London of the Victorian era, and by assembling a more diverse cast of characters. I focus my analysis on different female and trans characters from these three video games, to explore how these neo-Victorian video games attempt to subvert gender stereotypes, roles, and the male/female gender binary.Ramos, Iolanda Cristina de FreitasRUNBarros, Inês Candeias2023-04-04T12:04:48Z2023-01-122022-04-102023-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/151556TID:203211685enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:33:59Zoai:run.unl.pt:10362/151556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:38.133615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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