Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1301 |
Resumo: | O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable. |
id |
RCAP_1bf51c9e34b7a7688e5d910e485c3c1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/1301 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de BolonhaProcesso de BolonhaEnsino superiorBologna processHigher educationO Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonseca, AnaManso, M. ConceiçãoVasconcelos, José Braga deTuna, Sandra2010-02-25T15:42:58Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1301porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 232-248.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:07Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:50.079010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
title |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
spellingShingle |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha Fonseca, Ana Processo de Bolonha Ensino superior Bologna process Higher education |
title_short |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
title_full |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
title_fullStr |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
title_full_unstemmed |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
title_sort |
Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha |
author |
Fonseca, Ana |
author_facet |
Fonseca, Ana Manso, M. Conceição Vasconcelos, José Braga de Tuna, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Manso, M. Conceição Vasconcelos, José Braga de Tuna, Sandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Manso, M. Conceição Vasconcelos, José Braga de Tuna, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Bolonha Ensino superior Bologna process Higher education |
topic |
Processo de Bolonha Ensino superior Bologna process Higher education |
description |
O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2010-02-25T15:42:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/1301 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 232-248. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130250346496000 |