O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25825
Resumo: A bibliografia tem sido unânime em destacar os benefícios da Educação de Infância para o sucesso educativo e na vida futura das crianças. Este estudo analisa alguns estudos longitudinais, que acompanham diversos programas centrados no desenvolvimento das crianças nos domínios cognitivo, emocional, internacional, social e moral, identificam impactos positivos desses programas a nível académico, qualidade de emprego, rendimento financeiro, retorno financeiro para o estado, bem como nos comportamentos sociais sancionáveis. Metodologicamente, o estudo segue uma linha de pesquisa qualitativa, analisando o conteúdo da bibliografia que resulta do levantamento dos estudos longitudinais realizados em diferentes países. Da análise emergiram duas categorias fundamentais: efeitos da educação de infância a curto e a longo prazo; a influência da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagens curriculares das crianças ao nível emocional, da comunicação, linguagem e literacia, do raciocínio e saberes matemáticos e do conhecimento do mundo. Esses programas destacam benefícios a curto e a longo prazo, assinalando melhorias significativas ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral das crianças e na construção de atitudes relativas à saúde e segurança. A perceção das famílias sobre a importância da escola é também melhorada, contribuindo para potencializar o sucesso.
id RCAP_1bf87ef75f8a67ff411ba679cdda9278
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literaturaEl impacto de la educación en la primera infancia en el desarrollo y aprendizaje de los niños: una revisión de la literaturaThe impact of early childhood education in the development and learning of children: literature reviewEducação da InfânciaEstudos LongitudinaisBenefícios a Curto e a Longo PrazoA bibliografia tem sido unânime em destacar os benefícios da Educação de Infância para o sucesso educativo e na vida futura das crianças. Este estudo analisa alguns estudos longitudinais, que acompanham diversos programas centrados no desenvolvimento das crianças nos domínios cognitivo, emocional, internacional, social e moral, identificam impactos positivos desses programas a nível académico, qualidade de emprego, rendimento financeiro, retorno financeiro para o estado, bem como nos comportamentos sociais sancionáveis. Metodologicamente, o estudo segue uma linha de pesquisa qualitativa, analisando o conteúdo da bibliografia que resulta do levantamento dos estudos longitudinais realizados em diferentes países. Da análise emergiram duas categorias fundamentais: efeitos da educação de infância a curto e a longo prazo; a influência da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagens curriculares das crianças ao nível emocional, da comunicação, linguagem e literacia, do raciocínio e saberes matemáticos e do conhecimento do mundo. Esses programas destacam benefícios a curto e a longo prazo, assinalando melhorias significativas ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral das crianças e na construção de atitudes relativas à saúde e segurança. A perceção das famílias sobre a importância da escola é também melhorada, contribuindo para potencializar o sucesso.La bibliografía evidencia los beneficios de la educación infantil en el suceso educativo y en la vida futura de los niños. Este trabajo analiza los estudios longitudinales que inciden sobre programas centrados en el desarrollo de los niños. Estos estudios identifican los impactos positivos de haber frecuentado estos programas a nivel académico, cognitivo, emocional, interactivo, social y moral, de la calidad del empleo, de los beneficios financieros, así como de los comportamientos socialmente punibles. Metodológicamente, este estudio sigue una línea de investigación cualitativa, analizando el contenido de la literatura que resulta de la investigación producida sobre de los estudios longitudinales. El análisis reveló dos categorías: los efectos de la Educación Infantil en el corto y el largo plazo; la influencia de la Educación Infantil en el desarrollo curricular y el aprendizaje de los niños. Los programas analizados destacan los beneficios a corto y largo plazo, teniendo en cuenta las mejoras cognitivas, a nivel emocional, social y moral, así como la construcción de las actitudes hacia la salud y la seguridad. Además, también afirma la mejora la percepción de las familias sobre la importancia de la escuela lo que contribuye a aumentar el suceso.The literature refers the benefits of early childhood education on educational success and in the children’s life. This study analyzes longitudinal studies about different programs focusing on children’s cognitive, emotional, interactive, social and moral development. The studies identify positive impacts on the academic level, the quality of employment, the economic performance, crime prevention, family relationships, and health and cost-benefits for the State. We follow a qualitative research methodology analyzing the content of the monographs held about longitudinal studies, conducted in different countries. The analysis shows two key categories: effects of early childhood education in the short and the long term; the influence of early childhood education in curricular development and learning (emotional, language and communication literacy, reasoning and mathematical knowledge. The programs highlight benefits in the short and long term, revealing significant improvements in children’s cognitive, emotional, social and moral skills, as well as the construction of attitudes towards health and sa- fety. In addition, the perception of the families about the importance of school for building safe and warm environments is also improved, contributing to increase the success.Instituto Latinoamericano de Estudios sobre la InfanciaBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2022-08-11T10:45:36Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25825porMesquita, Cristina (2022). O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura. Revista latinoamericana de educación infantil. ISSN 2255-0666. 11:1, p. 65-812255-0666info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:25.397380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
El impacto de la educación en la primera infancia en el desarrollo y aprendizaje de los niños: una revisión de la literatura
The impact of early childhood education in the development and learning of children: literature review
title O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
spellingShingle O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
Mesquita, Cristina
Educação da Infância
Estudos Longitudinais
Benefícios a Curto e a Longo Prazo
title_short O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
title_full O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
title_fullStr O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
title_full_unstemmed O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
title_sort O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura
author Mesquita, Cristina
author_facet Mesquita, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação da Infância
Estudos Longitudinais
Benefícios a Curto e a Longo Prazo
topic Educação da Infância
Estudos Longitudinais
Benefícios a Curto e a Longo Prazo
description A bibliografia tem sido unânime em destacar os benefícios da Educação de Infância para o sucesso educativo e na vida futura das crianças. Este estudo analisa alguns estudos longitudinais, que acompanham diversos programas centrados no desenvolvimento das crianças nos domínios cognitivo, emocional, internacional, social e moral, identificam impactos positivos desses programas a nível académico, qualidade de emprego, rendimento financeiro, retorno financeiro para o estado, bem como nos comportamentos sociais sancionáveis. Metodologicamente, o estudo segue uma linha de pesquisa qualitativa, analisando o conteúdo da bibliografia que resulta do levantamento dos estudos longitudinais realizados em diferentes países. Da análise emergiram duas categorias fundamentais: efeitos da educação de infância a curto e a longo prazo; a influência da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagens curriculares das crianças ao nível emocional, da comunicação, linguagem e literacia, do raciocínio e saberes matemáticos e do conhecimento do mundo. Esses programas destacam benefícios a curto e a longo prazo, assinalando melhorias significativas ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral das crianças e na construção de atitudes relativas à saúde e segurança. A perceção das famílias sobre a importância da escola é também melhorada, contribuindo para potencializar o sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11T10:45:36Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25825
url http://hdl.handle.net/10198/25825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina (2022). O impacto da Educação de Infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: revisão da literatura. Revista latinoamericana de educación infantil. ISSN 2255-0666. 11:1, p. 65-81
2255-0666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Latinoamericano de Estudios sobre la Infancia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Latinoamericano de Estudios sobre la Infancia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135449357221888