Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2267 |
Resumo: | O envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola. |
id |
RCAP_1bfaeceacdc5b0b86b9c829a276e4c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiaisNecessidades Educativas EspeciaisFamíliaProfessoresEscolaInclusãoEnvolvimento ParentalSpecial Educational NeedsSchoolTeachersFamilyFamilyParental InvolvementInclusionO envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.Abstract Parental involvement in school emerges as a factor promoting the development of the student, providing improvements in teacher performance and, in general, the optimization of communication between all stakeholders in the educational process. This issue is of particular relevance in the case of pupils with Special Educational Needs (SEN), where parental involvement is conceptualized as an important variable in the quality of the student learning process and the effectiveness of schools. In this context, this study aims to understand the perspectives of teachers and parents on parental involvement in the education of pupils with SEN in the context of inclusive education. The goals outlined were: i) to analyze the perspectives of parents and teachers about parental involvement in school; ii) perspetivar lines of action in order to promote family involvement in school; iii) identify the main difficulties encountered by pupils with SEN in the class inclusion, advocating forms of articulation between school and family. The research undertaken is exploratory, descriptive character. To this end, questionnaires for teachers and parents, whose theme focused on parental involvement in school were drafted. A convenience sample consists of 141 parents or guardians and 14 teachers (Regular Education and Special Education). The results emphasize the importance of parental involvement in student development and is particularly relevant in students with SEN. Parental involvement should be encouraged by teachers in order to cooperate in the development of pupils with SEN both societal and intellectual. The data also emphasize the training of teachers and parents in order to stimulate change in attitudes and practices and improve communication between family and school.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFelizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoelho, Elodie Martins2014-10-01T13:53:05Z2014-072014-10-012014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2267TID:201213524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:33Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:29.434532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
title |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais Coelho, Elodie Martins Necessidades Educativas Especiais Família Professores Escola Inclusão Envolvimento Parental Special Educational Needs School Teachers Family Family Parental Involvement Inclusion |
title_short |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
title_full |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
title_sort |
Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais |
author |
Coelho, Elodie Martins |
author_facet |
Coelho, Elodie Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felizardo, Sara Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Elodie Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais Família Professores Escola Inclusão Envolvimento Parental Special Educational Needs School Teachers Family Family Parental Involvement Inclusion |
topic |
Necessidades Educativas Especiais Família Professores Escola Inclusão Envolvimento Parental Special Educational Needs School Teachers Family Family Parental Involvement Inclusion |
description |
O envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01T13:53:05Z 2014-07 2014-10-01 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2267 TID:201213524 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2267 |
identifier_str_mv |
TID:201213524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130880605683712 |