Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Elodie Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2267
Resumo: O envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.
id RCAP_1bfaeceacdc5b0b86b9c829a276e4c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiaisNecessidades Educativas EspeciaisFamíliaProfessoresEscolaInclusãoEnvolvimento ParentalSpecial Educational NeedsSchoolTeachersFamilyFamilyParental InvolvementInclusionO envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.Abstract Parental involvement in school emerges as a factor promoting the development of the student, providing improvements in teacher performance and, in general, the optimization of communication between all stakeholders in the educational process. This issue is of particular relevance in the case of pupils with Special Educational Needs (SEN), where parental involvement is conceptualized as an important variable in the quality of the student learning process and the effectiveness of schools. In this context, this study aims to understand the perspectives of teachers and parents on parental involvement in the education of pupils with SEN in the context of inclusive education. The goals outlined were: i) to analyze the perspectives of parents and teachers about parental involvement in school; ii) perspetivar lines of action in order to promote family involvement in school; iii) identify the main difficulties encountered by pupils with SEN in the class inclusion, advocating forms of articulation between school and family. The research undertaken is exploratory, descriptive character. To this end, questionnaires for teachers and parents, whose theme focused on parental involvement in school were drafted. A convenience sample consists of 141 parents or guardians and 14 teachers (Regular Education and Special Education). The results emphasize the importance of parental involvement in student development and is particularly relevant in students with SEN. Parental involvement should be encouraged by teachers in order to cooperate in the development of pupils with SEN both societal and intellectual. The data also emphasize the training of teachers and parents in order to stimulate change in attitudes and practices and improve communication between family and school.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFelizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoelho, Elodie Martins2014-10-01T13:53:05Z2014-072014-10-012014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2267TID:201213524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:33Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:29.434532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
title Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
spellingShingle Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
Coelho, Elodie Martins
Necessidades Educativas Especiais
Família
Professores
Escola
Inclusão
Envolvimento Parental
Special Educational Needs
School
Teachers
Family
Family
Parental Involvement
Inclusion
title_short Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
title_full Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
title_fullStr Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
title_sort Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, envolvimento parental e necessidades educativas especiais
author Coelho, Elodie Martins
author_facet Coelho, Elodie Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felizardo, Sara
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Elodie Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Família
Professores
Escola
Inclusão
Envolvimento Parental
Special Educational Needs
School
Teachers
Family
Family
Parental Involvement
Inclusion
topic Necessidades Educativas Especiais
Família
Professores
Escola
Inclusão
Envolvimento Parental
Special Educational Needs
School
Teachers
Family
Family
Parental Involvement
Inclusion
description O envolvimento parental na escola emerge como um fator promotor do desenvolvimento do aluno, propiciando melhorias no desempenho do professor e, de um modo geral, a otimização da comunicação entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta temática tem uma particular relevância no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde o envolvimento dos pais é conceptualizado como uma variável importante na qualidade do processo de aprendizagem do aluno e na eficácia das escolas. Neste contexto, o presente estudo pretende conhecer as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento parental na educação de alunos com NEE, no âmbito da educação inclusiva. Os objetivos delineados foram: i) analisar as perspetivas dos pais e professores sobre o envolvimento parental na escola; ii) perspetivar linhas de ação com o intuito de promover o envolvimento das famílias na escola; iii) identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos com NEE na inclusão da turma, propondo formas de articulação entre a escola e a família. A investigação desenvolvida é de natureza exploratória, de caráter descritivo. Para o efeito, foram elaborados questionários destinados a professores e pais, cuja temática incidiu sobre a participação dos pais na escola. A amostra de conveniência é constituída por 141 pais ou encarregados de educação e 14 professores (Ensino Regular e de Educação Especial). Os resultados acentuam a importância do envolvimento parental no desenvolvimento dos alunos, sendo particularmente relevante em alunos com NEE. A participação dos pais deve ser incentivada pelos professores de forma a cooperarem para a evolução dos alunos com NEE quer a nível social como intelectual. Os dados acentuam ainda, a formação de pais e professores, de forma a estimular a mudança de atitudes e práticas e a melhorar a comunicação entre família e escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T13:53:05Z
2014-07
2014-10-01
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2267
TID:201213524
url http://hdl.handle.net/10400.19/2267
identifier_str_mv TID:201213524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130880605683712