Melodrama no cinema norte-americano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernando Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10104
Resumo: Esta dissertação analisa os desdobramentos e as variações do melodrama no cinema norte-americano, buscando refletir sobre sua perpetuação, revisitação e atualização. Para tanto, a pesquisa consiste em traçar um panorama histórico e estético do gênero, com o intuito de compreender sua origem, formação, características e elementos, além de analisar os procedimentos e implicações do efeito moralizante e da imaginação melodramática, para assim, verificar como o melodrama é utilizado pelos cineastas estudados. A investigação pretende identificar o estilo de encenação melodramática nos realizadores D. W. Griffith, Frank Borzage, King Vidor, John M. Stalh, Max Ophuls, Nicholas Ray, Vincente Minnellli, Douglas Sirk, Clint Eastwood, James Gray e Tood Haynes, artistas que contribuíram significativamente para a cristalização do gênero durante boa parte da história do cinema norte-americano.
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