Determinantes da qualidade da informação não financeira e do sucesso empresarial: a perspetiva dos gestores, auditores e contabilistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Bárbara Cristiana Ferreira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22073
Resumo: O sucesso empresarial está fortemente dependente da qualidade da informação financeira e não financeira e da sua utilidade na tomada de decisões por agentes externos e internos. Deste modo, este estudo desenvolve e avalia um modelo que tem como objetivo analisar, na perspetiva dos vários agentes de informação contabilística, os determinantes da divulgação e da qualidade da informação não financeira, assim como os impactos da qualidade dessa informação no sucesso empresarial. Com este propósito, neste estudo, de natureza quantitativo, foi aplicado um questionário aos contabilistas, auditores e gestores de empresas portuguesas. A avaliação do modelo teórico foi realizada no software estatístico SmartPLS 4, aplicando a técnica do modelo de equações estruturais. Com base em 73 observações, os resultados indicam que as empresas de maior dimensão têm uma maior perceção dos benefícios da divulgação da informação não financeira, o que, por sua vez, são as que apresentam uma maior divulgação desse tipo de informação, as que atribuem maior importância à auditoria de informação não financeira, e as que, por conseguinte, detêm maior qualidade e atribuem maior utilidade da informação não financeira e alcançam superior desempenho não financeiro. As variáveis do modelo determinam 31%, 47% e 41% da variância da qualidade da informação não financeira, utilidade da informação não financeira e desempenho não financeiro, respetivamente. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, na medida que avalia um modelo original e no sentido que identifica os fatores que contribuem para a qualidade e utilidade da informação não financeira, com consequente impacto no sucesso das empresas portuguesas.
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Anjos, Bárbara Cristiana Ferreira dos
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Divulgação da informação não financeira
Importância da auditoria à informação não financeira
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Contabilidade
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