Uma reflexão sobre o papel do psicólogo e o funcionamento de uma unidade de convalescença na reabilitação de utentes com problemáticas do foro psicopatológico: dois estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Filipa Freitas Nogueira Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7510
Resumo: A Psicologia no campo da saúde tende a compreender a doença, bem como o bemestar a nível físico e psicológico dos indivíduos. Portanto, pretende-se perceber de que modo é que a Psicologia da Saúde colabora na reabilitação física e psicológica dos pacientes nas Unidades de Convalescença. Para que o processo de reabilitação obtenha os objetivos desejados, ou seja, para que os utentes recuperem a sua independência, tanto a nível cognitivo como físico, é necessário, que os utentes se sintam motivados e pré-dispostos para o tratamento. Um dos meios a implementar para estimular a motivação do paciente consiste no trabalho relacional desenvolvido entre o utente e os profissionais de saúde. A partir de uma investigação qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Intentamos compreender de que modo a condição psicológica condiciona a reabilitação física e global dos pacientes em estudo, utentes numa Unidade de Convalescença. Desta forma, para a realização dos dois estudos de caso, recorreu-se às seguintes fontes, instrumentos e materiais: o material de observação e registo obtido em consulta psicológica com as utentes, ao processo clínico escrito com informação emitida pelas várias áreas e profissionais durante o internamento na UC, e ainda o material das entrevistas às utentes da UC, aos profissionais de saúde e aos familiares das utentes. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que para que haja sucesso na reabilitação a nível físico é necessário que os pacientes se sintam motivados e prédispostos para o tratamento.
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