Gestão intensiva de populações de Mocho-galego (Athene noctua) em zonas agrícolas do centro de Espanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15443 |
Resumo: | As strigiformes são um dos grupos de rapinas mais afectados pelas estradas. A fragmentação e a degradação de habitat são algumas das consequências das estradas neste grupo de aves, mas sem dúvida que a mais mortal é o atropelamento. O propósito deste trabalho é perceber o impacto que as estradas tem nas rapinas nocturnas da Península ibérica bem como criar um treino pré-libertação que ajude a diminuir o atropelamento neste grupo de aves. Para tal recorreu-se ao centros de recuperação de fauna silvestre da Península ibérica, para obtenção de dados sobre atropelamento. Com estes dados percebeu-se que nos últimos 4 anos (2011-2014) ingressaram em 19 centros de recuperação da Península ibérica 1332 rapinas Noturnas. E que as três rapinas noturnas que mais ingressaram foram o Mocho-galego (Athene noctua), o Bufo-real (Bubo bubo) e a coruja-das-torres (Tyto alba). Uma vez que o mocho-galego (A.noctua) é a rapina nocturna com maior número de ingressos por atropelamento foi desenhando um treino de pré-libertação para a diminuição de atropelamento desta espécie, que desencoraja a utilização de estruturas rodoviárias por parte dos indivíduos. Durante o treino são criados estímulos negativos à utilização de sinais de trânsito partir de pequenas descargas elétricas e dando poleiros alternativos. No final do treino conseguiu-se diminuir em quase quatro vezes a probabilidade de utilização dos sinais de trânsito como poleiros, e durante o treino cerca de três vezes. |
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Gestão intensiva de populações de Mocho-galego (Athene noctua) em zonas agrícolas do centro de EspanhaEcologiaGestão de ecossistemasEcologia animalAves de rapina noturnas - Península IbéricaEstradas - Impacto ecológicoPrevenção de acidentesAs strigiformes são um dos grupos de rapinas mais afectados pelas estradas. A fragmentação e a degradação de habitat são algumas das consequências das estradas neste grupo de aves, mas sem dúvida que a mais mortal é o atropelamento. O propósito deste trabalho é perceber o impacto que as estradas tem nas rapinas nocturnas da Península ibérica bem como criar um treino pré-libertação que ajude a diminuir o atropelamento neste grupo de aves. Para tal recorreu-se ao centros de recuperação de fauna silvestre da Península ibérica, para obtenção de dados sobre atropelamento. Com estes dados percebeu-se que nos últimos 4 anos (2011-2014) ingressaram em 19 centros de recuperação da Península ibérica 1332 rapinas Noturnas. E que as três rapinas noturnas que mais ingressaram foram o Mocho-galego (Athene noctua), o Bufo-real (Bubo bubo) e a coruja-das-torres (Tyto alba). Uma vez que o mocho-galego (A.noctua) é a rapina nocturna com maior número de ingressos por atropelamento foi desenhando um treino de pré-libertação para a diminuição de atropelamento desta espécie, que desencoraja a utilização de estruturas rodoviárias por parte dos indivíduos. Durante o treino são criados estímulos negativos à utilização de sinais de trânsito partir de pequenas descargas elétricas e dando poleiros alternativos. No final do treino conseguiu-se diminuir em quase quatro vezes a probabilidade de utilização dos sinais de trânsito como poleiros, e durante o treino cerca de três vezes.Owls are one of the groups of birds of prey most affected by roads. The habitat’s fragmentation and degradation are some of the consequences brought about by roads, but the most deadly consequence of all is undoubtedly owl-vehicle collisions.The aim of this project is to better understand the impact roads have on Iberian owls, as well as to create a pre-release training process which will help reduce the number of owl-vehicle collisions. Therefore, in order to obtain data regarding owl-vehicle collisions, we resorted to the many wildlife rescue centers throughout the Iberian Peninsula. With this data, we realized that in the last four years (2011-2014), 1332 owls were admitted to 19 Iberian wildlife rescue centers. We also came to the conclusion that the three most common nocturnal predatory birds in this situation were the Little owl (Athene noctua), the Eurasian Eagle owl (Bubo bubo) and the Barn owl (Tyto alba). Seeing as the Little owl (A.noctua) is the owl with the largest number of vehicle collision episodes, a prerelease training process was designed to reduce the number of vehicle hits with this particular species. This specific process discourages the use of road infrastructures by individuals. During the training process, negative stimuli in the form of small electrical discharges were created so as to avoid the use of traffic signs, while at the same time providing alternative perches. At the end of the training process, we were able to reduce the likelihood of individuals using traffic signs as perches by almost four times, and during training about three times.Las Strigiformes son uno de los grupos de rapaces más afectadas por las carreteras. La fragmentación y degradación del habitat son algunas de las consecuencias de las carreteras en este grupo de aves, pero sin duda la más letal es el atropello. El propósito de este trabajo es comprender el impacto que tienen las carreteras en las strigiformes de la Península Ibérica, asi como crear un entrenamiento de pre-suelta que ayude a reducir el atropello destas aves. Así que pedimos a los centros de recuperación de fauna silvestre de la peninsula ibérica sus datos sobre atropello de rapaces nocturnas. Con estos datos, se observó que en los últimos cuatro años (2011-2014) en 19 centros de recuperacion de la Península Ibérica ingresaron 1332 rapaces nocturnas por atropello. Y las tres rapaces nocturnas que más ingresaron fueran el Mochuelo-Europeo (Athene noctua), el Búho Real (Bubo Bubo) y la Lechuza común (Tyto alba). Una vez que el Mochuelo-Europeo (A.noctua) es la rapaz nocturna con más ingresos por atropello fue dibujando un entrenamiento de pre-suelta para reducir el atropello en esta especie, que desalienta el uso de la infraestructura vial por parte de los individuos . Durante el entrenamiento se crean estímulos negativos para el uso de las señales de tráfico hacendo pequeñas descargas eléctricas y proporcionando posaderos alternativos. Al final del entrenamiento conseguimos reducir en casi cuatro veces la probabilidad de uso de las señales de tráfico como posaderos, y durante el entrenamiento cerca de tres veces.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:53Z2015-12-18T00:00:00Z2015-12-182016-12-17T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15443TID:201578999porPérez Soto, Joana Morais Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:33Zoai:ria.ua.pt:10773/15443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:49.527430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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