O Homem feminino. O género feminino aplicado ao vestuário para homem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, João David Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3661
Resumo: Tese de Mestrado em Design de Moda
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spelling O Homem feminino. O género feminino aplicado ao vestuário para homemModaMasculinoFemininoHistóriaSociologiaFashionMasculineFeminineHistorySociologyTese de Mestrado em Design de ModaEsta investigação incide sobre o género na moda, defendendo a dissipação da fronteira entre roupa para homem e roupa para mulher, com o objectivo de impulsionar a moda feminina para o homem através de uma pequena colecção. Averiguou-se a história do vestuário e da moda, cruzando estes conhecimentos com factores psicológicos e sociológicos, e analisando as posições de género estabelecidas ao longo do tempo, tal como as suas consequências ao nível estético e da moda. Chegou-se a uma pequena colecção de roupa feminina para homem, desligando o sexo do género, e atingindo uma composição estética inovadora mas complementar para o seu corpo, sendo esta inspirada nos arquétipos femininos de Carl Jung e no deus grego Hermafrodito. Teve-se em atenção o universo feminino contraposto ao masculino, no qual vemos peças que se mantiveram inalteradas ao longo de décadas e que mostram uma tradição masculina já pouco compatível com o desenvolvimento que se tem vindo a notar ao nível do design de autor. Chegámos a uma nova estética masculina, pretendendo deixar um contributo para o conhecimento e desenvolvimento social, impulsionando a moda para homem em novas direcções tal como incentivar novos tipos de consumidores de moda e novos estilos; no fundo, uma expansão do universo masculino.ABSTRACT - This research focuses on genre in fashion, defending the dissipation of the boundry between clothes for men and clothes for women, intending to stimulate feminine fashion for men through a small collection. The history of costume and fashion was studied and this knowlege was crossed with psychologic and sociologic factors. Then the genre positions established through time, as well as their aesthetic and fashion consequences, were analyzed. A small collection of feminine clothes for men that unattatches sex from genre, and achieves an inovative aesthetic composition that is still complementary to the men’s body was created – inspired by Carl Jung’s feminine archetypes and the greek god Hermaphroditus. There was a focus in the feminine universe as oposed to the masculineuniverse, in which we observe garments that remained inaltered through decades and show a masculine tradition no longer compatible with the development seen in the last decades in author design. This resulted in a new masculine aesthetic, intending to leave a contribute to knowledge and social development, boosting menswear in new directions, as well as encourage new types of fashion consumers and new styles; an expansion of the masculine universe.Faculdade de Arquitectura de LisboaSacchetti, Maria JoséRepositório da Universidade de LisboaAntunes, João David Soares2011-12-19T18:18:08Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3661porANTUNES, João David Soares - O Homem feminino. O género feminino aplicado ao vestuário para homem. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:28.817575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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