Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guerra, Lícia Flávia Santos, Seabra, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13758
Resumo: Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.
id RCAP_1c4a1e2d87aedeb4734de1d535d6ce2d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnicoConcept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical educationPrática pedagógica transformadoraPensamento críticoEducação emancipatóriaEducação profissional e tecnológicaTransformative pedagogical practiceCritical thinkingEmancipatory educationProfessional and technological educationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.This article presents teachers’ and students’ perceptions about the pedagogical practices developed in a technical education program, aiming at finding convergences among these perspectives toward developing a critical, creative, and autonomous subject, which we associate with the concept of transformative pedagogical practices. The study presented is qualitative and descriptive, and its’ results indicate that most teachers feel the need for continuous education to improve their pedagogical practices. On the other hand, students seem to value diversified pedagogical resources more than teaching strategies requiring their autonomy in the face of the learning process. We infer that students prefer traditional classes requiring less cognitive effort.Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasRepositório AbertoCosta, Maria daGuerra, Lícia Flávia SantosSeabra, Filipa2023-05-15T08:26:52Z2023-05-102023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13758porCosta, M. A., Santos Guerra, L. F., & Seabra, F. (2023). O conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico. Revista Debates em Educação, 15(37), e15023. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe150232175-660010.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:44.557998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
Concept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical education
title Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
spellingShingle Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
Costa, Maria da
Prática pedagógica transformadora
Pensamento crítico
Educação emancipatória
Educação profissional e tecnológica
Transformative pedagogical practice
Critical thinking
Emancipatory education
Professional and technological education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
title_full Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
title_fullStr Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
title_full_unstemmed Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
title_sort Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
author Costa, Maria da
author_facet Costa, Maria da
Guerra, Lícia Flávia Santos
Seabra, Filipa
author_role author
author2 Guerra, Lícia Flávia Santos
Seabra, Filipa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria da
Guerra, Lícia Flávia Santos
Seabra, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica transformadora
Pensamento crítico
Educação emancipatória
Educação profissional e tecnológica
Transformative pedagogical practice
Critical thinking
Emancipatory education
Professional and technological education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Prática pedagógica transformadora
Pensamento crítico
Educação emancipatória
Educação profissional e tecnológica
Transformative pedagogical practice
Critical thinking
Emancipatory education
Professional and technological education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-15T08:26:52Z
2023-05-10
2023-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13758
url http://hdl.handle.net/10400.2/13758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, M. A., Santos Guerra, L. F., & Seabra, F. (2023). O conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico. Revista Debates em Educação, 15(37), e15023. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023
2175-6600
10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135120876109824