Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13758 |
Resumo: | Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo. |
id |
RCAP_1c4a1e2d87aedeb4734de1d535d6ce2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnicoConcept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical educationPrática pedagógica transformadoraPensamento críticoEducação emancipatóriaEducação profissional e tecnológicaTransformative pedagogical practiceCritical thinkingEmancipatory educationProfessional and technological educationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.This article presents teachers’ and students’ perceptions about the pedagogical practices developed in a technical education program, aiming at finding convergences among these perspectives toward developing a critical, creative, and autonomous subject, which we associate with the concept of transformative pedagogical practices. The study presented is qualitative and descriptive, and its’ results indicate that most teachers feel the need for continuous education to improve their pedagogical practices. On the other hand, students seem to value diversified pedagogical resources more than teaching strategies requiring their autonomy in the face of the learning process. We infer that students prefer traditional classes requiring less cognitive effort.Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasRepositório AbertoCosta, Maria daGuerra, Lícia Flávia SantosSeabra, Filipa2023-05-15T08:26:52Z2023-05-102023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13758porCosta, M. A., Santos Guerra, L. F., & Seabra, F. (2023). O conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico. Revista Debates em Educação, 15(37), e15023. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe150232175-660010.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:44.557998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico Concept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical education |
title |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
spellingShingle |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico Costa, Maria da Prática pedagógica transformadora Pensamento crítico Educação emancipatória Educação profissional e tecnológica Transformative pedagogical practice Critical thinking Emancipatory education Professional and technological education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
title_full |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
title_fullStr |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
title_sort |
Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico |
author |
Costa, Maria da |
author_facet |
Costa, Maria da Guerra, Lícia Flávia Santos Seabra, Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Lícia Flávia Santos Seabra, Filipa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria da Guerra, Lícia Flávia Santos Seabra, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica transformadora Pensamento crítico Educação emancipatória Educação profissional e tecnológica Transformative pedagogical practice Critical thinking Emancipatory education Professional and technological education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Prática pedagógica transformadora Pensamento crítico Educação emancipatória Educação profissional e tecnológica Transformative pedagogical practice Critical thinking Emancipatory education Professional and technological education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-15T08:26:52Z 2023-05-10 2023-05-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13758 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, M. A., Santos Guerra, L. F., & Seabra, F. (2023). O conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico. Revista Debates em Educação, 15(37), e15023. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023 2175-6600 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135120876109824 |