Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, José Gregório Viegas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8588
Resumo: Neste artigo analisa-se a conexão entre estas três dimensões: corpo, sociedade e escola. Se cada sociedade tem o seu padrão cultural e se a cultura não é estática porque é recriada por cada um de nós, o homem passa a ser não só intérprete mas também criador de cultura. É da relação da natureza com a cultura que nasce uma outra realidade que designamos por CORPO. A construção o corpo processa-se no plano cultural e social sendo aqui que ele é inventado, dando origem à formação de uma nova realidade suprabiológica de grande carga simbólica. É pelos mitos, ritos, crenças, que o homem atribui um significado ao mundo e a seus objectos. Acresce que a escola encerra, no dizer de Michel Foucault (1987), um tipo específico de poder - o poder disciplinar que actua sobre o adestramento do corpo. Na escola, o controlo do corpo é feito na moldura do tempo e do espaço uma vez que são vigiados os gestos, as posturas e, todas as operações do corpo - o levantar do braço, o virar a cabeça, o sentar e o levantar, o falar e o estar calado, etc. Assim, o que se nos afigura imperioso é ter uma nova sensibilidade educativa para tornar inteligível a interrelação entre corpo, sociedade e a escola.
id RCAP_1c5cb57c88edf53704762b8faebbbd45
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativaEDUCAÇÃOSOCIEDADECULTURAESCOLASCOMPORTAMENTOEDUCATIONSOCIETYCULTURESCHOOLSBEHAVIOURFOUCAULT, MICHELNeste artigo analisa-se a conexão entre estas três dimensões: corpo, sociedade e escola. Se cada sociedade tem o seu padrão cultural e se a cultura não é estática porque é recriada por cada um de nós, o homem passa a ser não só intérprete mas também criador de cultura. É da relação da natureza com a cultura que nasce uma outra realidade que designamos por CORPO. A construção o corpo processa-se no plano cultural e social sendo aqui que ele é inventado, dando origem à formação de uma nova realidade suprabiológica de grande carga simbólica. É pelos mitos, ritos, crenças, que o homem atribui um significado ao mundo e a seus objectos. Acresce que a escola encerra, no dizer de Michel Foucault (1987), um tipo específico de poder - o poder disciplinar que actua sobre o adestramento do corpo. Na escola, o controlo do corpo é feito na moldura do tempo e do espaço uma vez que são vigiados os gestos, as posturas e, todas as operações do corpo - o levantar do braço, o virar a cabeça, o sentar e o levantar, o falar e o estar calado, etc. Assim, o que se nos afigura imperioso é ter uma nova sensibilidade educativa para tornar inteligível a interrelação entre corpo, sociedade e a escola.This paper examines the connection between the following three dimensions: the body, the society and the school. If each society has its own cultural patterns and culture is not of a static kind, because it is recreated by each of us, man becomes not just an interpreter but also a creator of culture. It is from the relationship between the nature and the culture that springs another reality that we call BODY. The construction of the body that takes place on a cultural and social plan while being created at this level, leads to the formation of a new supra-biological reality of great symbolic significance. It is by the myths, rituals, beliefs, that man attaches great importance to the world and its objects. Moreover, in the words of Michel Foucault (1987), school embodies a specific type of power - the disciplinary power that acts on the training of the body. At school, control of the body is made in the framework of time and space as they are watched through gestures, postures, and all operations of the body, such as the lifting of the arm, the turning of the head, the sitting and standing up, the speaking and being silent, etc. So, what if we deem as imperative is to have a new awareness of education to make intelligible the interrelationship between body, society and school.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-05T18:35:29Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8588por2183-2102Brás, José Gregório Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:00.111297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
title Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
spellingShingle Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
Brás, José Gregório Viegas
EDUCAÇÃO
SOCIEDADE
CULTURA
ESCOLAS
COMPORTAMENTO
EDUCATION
SOCIETY
CULTURE
SCHOOLS
BEHAVIOUR
FOUCAULT, MICHEL
title_short Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
title_full Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
title_fullStr Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
title_full_unstemmed Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
title_sort Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
author Brás, José Gregório Viegas
author_facet Brás, José Gregório Viegas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, José Gregório Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
SOCIEDADE
CULTURA
ESCOLAS
COMPORTAMENTO
EDUCATION
SOCIETY
CULTURE
SCHOOLS
BEHAVIOUR
FOUCAULT, MICHEL
topic EDUCAÇÃO
SOCIEDADE
CULTURA
ESCOLAS
COMPORTAMENTO
EDUCATION
SOCIETY
CULTURE
SCHOOLS
BEHAVIOUR
FOUCAULT, MICHEL
description Neste artigo analisa-se a conexão entre estas três dimensões: corpo, sociedade e escola. Se cada sociedade tem o seu padrão cultural e se a cultura não é estática porque é recriada por cada um de nós, o homem passa a ser não só intérprete mas também criador de cultura. É da relação da natureza com a cultura que nasce uma outra realidade que designamos por CORPO. A construção o corpo processa-se no plano cultural e social sendo aqui que ele é inventado, dando origem à formação de uma nova realidade suprabiológica de grande carga simbólica. É pelos mitos, ritos, crenças, que o homem atribui um significado ao mundo e a seus objectos. Acresce que a escola encerra, no dizer de Michel Foucault (1987), um tipo específico de poder - o poder disciplinar que actua sobre o adestramento do corpo. Na escola, o controlo do corpo é feito na moldura do tempo e do espaço uma vez que são vigiados os gestos, as posturas e, todas as operações do corpo - o levantar do braço, o virar a cabeça, o sentar e o levantar, o falar e o estar calado, etc. Assim, o que se nos afigura imperioso é ter uma nova sensibilidade educativa para tornar inteligível a interrelação entre corpo, sociedade e a escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2018-03-05T18:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8588
url http://hdl.handle.net/10437/8588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256866209792