A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18344
Resumo: A Intervenção Precoce é uma área atual, desempenhando um papel fundamental na educação das crianças, potencializando o seu desenvolvimento global, nos diversos domínios: cognitivo, motor, social e emocional. Esta intervenção requer responsabilidade e dedicação, não só dos profissionais, como das famílias. Pretendeuse, como objetivo principal conhecer e analisar a articulação entre os intervenientes que desenvolvem a sua atuação na Intervenção Precoce na Infância, através dos seus testemunhos. Considerou-se importante perceber se estes mantêm uma relação de harmonia, uma equipa coesa, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança. Visou analisar-se de que forma a família é inserida no processo educativo dos seus educandos e perceber o que poderá melhorar visando uma intervenção de qualidade destas crianças. Para a realização da investigação optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a uma educadora de Intervenção Precoce. Participaram ainda no estudo cinco famílias de cinco crianças apoiadas, sendo que mãe e pai responderam em conjunto aos inquéritos. Foram ainda utilizadas a pesquisa documental e o diário de campo. Os resultados, analisados através de análise de conteúdo, permitiram concluir que, no geral a relação entre os intervenientes é boa, existe comunicação e partilha de ideias e sugestões, embora os pais sintam uma maior ligação com a educadora de infância. Os profissionais referiram que a pandemia tornou difícil o trabalho conjunto entre as educadoras de infância e a educadora de Intervenção Precoce, levando a uma separação entre a criança a intervencionar e o restante grupo, aquando da intervenção. É referido por todos os entrevistados que deveria haver mais tempo semanal de intervenção. As conclusões foram positivas, embora ainda exista trabalho e esforço a fazer para uma melhor articulação, nomeadamente, com as famílias para a sua total inclusão em todo o processo.
id RCAP_1c5e8dedd092308ab6bc16df1f683393
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da famíliaIntervenção precoceEducadora de intervenção precoceEducadora de infânciaFamíliaArticulaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA Intervenção Precoce é uma área atual, desempenhando um papel fundamental na educação das crianças, potencializando o seu desenvolvimento global, nos diversos domínios: cognitivo, motor, social e emocional. Esta intervenção requer responsabilidade e dedicação, não só dos profissionais, como das famílias. Pretendeuse, como objetivo principal conhecer e analisar a articulação entre os intervenientes que desenvolvem a sua atuação na Intervenção Precoce na Infância, através dos seus testemunhos. Considerou-se importante perceber se estes mantêm uma relação de harmonia, uma equipa coesa, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança. Visou analisar-se de que forma a família é inserida no processo educativo dos seus educandos e perceber o que poderá melhorar visando uma intervenção de qualidade destas crianças. Para a realização da investigação optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a uma educadora de Intervenção Precoce. Participaram ainda no estudo cinco famílias de cinco crianças apoiadas, sendo que mãe e pai responderam em conjunto aos inquéritos. Foram ainda utilizadas a pesquisa documental e o diário de campo. Os resultados, analisados através de análise de conteúdo, permitiram concluir que, no geral a relação entre os intervenientes é boa, existe comunicação e partilha de ideias e sugestões, embora os pais sintam uma maior ligação com a educadora de infância. Os profissionais referiram que a pandemia tornou difícil o trabalho conjunto entre as educadoras de infância e a educadora de Intervenção Precoce, levando a uma separação entre a criança a intervencionar e o restante grupo, aquando da intervenção. É referido por todos os entrevistados que deveria haver mais tempo semanal de intervenção. As conclusões foram positivas, embora ainda exista trabalho e esforço a fazer para uma melhor articulação, nomeadamente, com as famílias para a sua total inclusão em todo o processo.As Early Intervention is a current issue, it plays a fundamental role in the education of children, enhancing their global development, in different domains: cognitive, motor, social and emotional. The intervention requires responsibility and dedication, not only from professionals, but also from families. The main objective was to know and analyze the relation between the participants who develop their role in Early Childhood Intervention, through their testimonies. It was important to understand if they maintain a harmonious relationship, a cohesive group, having in mind the integral development of the child. The study also aimed to analyze how the family is embedded in the educational process of their children and understand what can improve, purposing of a better intervention. To carry out this investigation, a qualitative methodology was chosen, with semi-structured interviews to three kindergarten teachers and also to an Early Intervention educator. Five families of five special need children also participated in the study, in which both parents answered a questionnaire. Researches were done and a field diary was also written. The content analysis and its results allowed us to conclude that, in general, the relationship between the participants is good, there is communication and sharing of ideas and suggestions, although parents feel a higher connection with the kindergarten teacher. The professionals reported that the pandemic made it difficult for the kindergarten educators and the Early Intervention educator to work together leading to a separation between the child to intervene and the group, at the time of the intervention. It is mentioned by all interviewees that there should be more weekly intervention hours. . The conclusions were positive, however, there is still work and effort to be made in order to better bonds, namely, with the families for total inclusion in the whole process.Martins, Maria HelenaSapientiaNunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa2022-10-08T13:56:02Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18344TID:202913627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:08.867788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
title A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
spellingShingle A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
Nunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa
Intervenção precoce
Educadora de intervenção precoce
Educadora de infância
Família
Articulação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
title_full A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
title_fullStr A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
title_full_unstemmed A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
title_sort A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família
author Nunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa
author_facet Nunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Helena
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sandra Patrícia de Cercas Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce
Educadora de intervenção precoce
Educadora de infância
Família
Articulação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Intervenção precoce
Educadora de intervenção precoce
Educadora de infância
Família
Articulação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A Intervenção Precoce é uma área atual, desempenhando um papel fundamental na educação das crianças, potencializando o seu desenvolvimento global, nos diversos domínios: cognitivo, motor, social e emocional. Esta intervenção requer responsabilidade e dedicação, não só dos profissionais, como das famílias. Pretendeuse, como objetivo principal conhecer e analisar a articulação entre os intervenientes que desenvolvem a sua atuação na Intervenção Precoce na Infância, através dos seus testemunhos. Considerou-se importante perceber se estes mantêm uma relação de harmonia, uma equipa coesa, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança. Visou analisar-se de que forma a família é inserida no processo educativo dos seus educandos e perceber o que poderá melhorar visando uma intervenção de qualidade destas crianças. Para a realização da investigação optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a uma educadora de Intervenção Precoce. Participaram ainda no estudo cinco famílias de cinco crianças apoiadas, sendo que mãe e pai responderam em conjunto aos inquéritos. Foram ainda utilizadas a pesquisa documental e o diário de campo. Os resultados, analisados através de análise de conteúdo, permitiram concluir que, no geral a relação entre os intervenientes é boa, existe comunicação e partilha de ideias e sugestões, embora os pais sintam uma maior ligação com a educadora de infância. Os profissionais referiram que a pandemia tornou difícil o trabalho conjunto entre as educadoras de infância e a educadora de Intervenção Precoce, levando a uma separação entre a criança a intervencionar e o restante grupo, aquando da intervenção. É referido por todos os entrevistados que deveria haver mais tempo semanal de intervenção. As conclusões foram positivas, embora ainda exista trabalho e esforço a fazer para uma melhor articulação, nomeadamente, com as famílias para a sua total inclusão em todo o processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2021-12-07T00:00:00Z
2022-10-08T13:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18344
TID:202913627
url http://hdl.handle.net/10400.1/18344
identifier_str_mv TID:202913627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133327292104704