A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balola, Tânia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.58041/aprender.168
Resumo: A Sustentabilidade ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque no nosso quotidiano, ainda assim, os especialistas alertam para o mundo, que as formas de vida só poderão ser asseguradas, se as atividades do ser humano partirem sempre pela preocupação do bem comum e das gerações futuras. Neste sentido esta investigação, realizada no âmbito de um Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento teve como foco sensibilizar as próximas gerações para melhores formas de trabalhar as políticas públicas participativas, tendo em conta o desenvolvimento local e o aumento da qualidade de vida da população do concelho de Portalegre. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, privilegiando-se como instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por entrevista e por questionário, dirigidos aos representantes das associações locais, aos dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e aos representantes das juntas de freguesia do concelho de Portalegre. Os resultados parciais apontam que as políticas sociais e culturais sustentáveis são desconhecidas para a maioria dos inquiridos e que a sua participação na sua elaboração é ínfima. Também é verdade que a maioria dos representantes locais não beneficia da maioria das políticas, contudo e apesar das perspetivas e expetativas futuras serem classificadas como boas, não se prevê qualquer ligação às políticas em causa. Sendo assim, o resultado deste estudo prevê uma proposta de novas linhas condutoras e de valor acrescentado na criação de novas estratégias para uma melhor organização e gestão das políticas sustentáveis.
id RCAP_1c632813ad090e9e726f5d23a97b7f14
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.Sustentabilidade, desenvolvimento local, participação, qualidade de vida e políticas públicasA Sustentabilidade ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque no nosso quotidiano, ainda assim, os especialistas alertam para o mundo, que as formas de vida só poderão ser asseguradas, se as atividades do ser humano partirem sempre pela preocupação do bem comum e das gerações futuras. Neste sentido esta investigação, realizada no âmbito de um Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento teve como foco sensibilizar as próximas gerações para melhores formas de trabalhar as políticas públicas participativas, tendo em conta o desenvolvimento local e o aumento da qualidade de vida da população do concelho de Portalegre. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, privilegiando-se como instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por entrevista e por questionário, dirigidos aos representantes das associações locais, aos dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e aos representantes das juntas de freguesia do concelho de Portalegre. Os resultados parciais apontam que as políticas sociais e culturais sustentáveis são desconhecidas para a maioria dos inquiridos e que a sua participação na sua elaboração é ínfima. Também é verdade que a maioria dos representantes locais não beneficia da maioria das políticas, contudo e apesar das perspetivas e expetativas futuras serem classificadas como boas, não se prevê qualquer ligação às políticas em causa. Sendo assim, o resultado deste estudo prevê uma proposta de novas linhas condutoras e de valor acrescentado na criação de novas estratégias para uma melhor organização e gestão das políticas sustentáveis.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.58041/aprender.168https://doi.org/10.58041/aprender.168Aprender; N.º 44 (2022): Aprender nº 44 (dezembro de 2022); 56-702184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/168http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/168/148Direitos de Autor (c) 2023 Aprenderinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalola, Tânia2023-02-01T08:15:12Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:57.987730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
title A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
spellingShingle A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
Balola, Tânia
Sustentabilidade, desenvolvimento local, participação, qualidade de vida e políticas públicas
title_short A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
title_full A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
title_fullStr A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
title_full_unstemmed A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
title_sort A participação como política de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento local. Estudo de Caso no Concelho de Portalegre.
author Balola, Tânia
author_facet Balola, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balola, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade, desenvolvimento local, participação, qualidade de vida e políticas públicas
topic Sustentabilidade, desenvolvimento local, participação, qualidade de vida e políticas públicas
description A Sustentabilidade ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque no nosso quotidiano, ainda assim, os especialistas alertam para o mundo, que as formas de vida só poderão ser asseguradas, se as atividades do ser humano partirem sempre pela preocupação do bem comum e das gerações futuras. Neste sentido esta investigação, realizada no âmbito de um Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento teve como foco sensibilizar as próximas gerações para melhores formas de trabalhar as políticas públicas participativas, tendo em conta o desenvolvimento local e o aumento da qualidade de vida da população do concelho de Portalegre. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, privilegiando-se como instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por entrevista e por questionário, dirigidos aos representantes das associações locais, aos dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e aos representantes das juntas de freguesia do concelho de Portalegre. Os resultados parciais apontam que as políticas sociais e culturais sustentáveis são desconhecidas para a maioria dos inquiridos e que a sua participação na sua elaboração é ínfima. Também é verdade que a maioria dos representantes locais não beneficia da maioria das políticas, contudo e apesar das perspetivas e expetativas futuras serem classificadas como boas, não se prevê qualquer ligação às políticas em causa. Sendo assim, o resultado deste estudo prevê uma proposta de novas linhas condutoras e de valor acrescentado na criação de novas estratégias para uma melhor organização e gestão das políticas sustentáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.58041/aprender.168
https://doi.org/10.58041/aprender.168
url https://doi.org/10.58041/aprender.168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/168
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/168/148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aprender
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aprender
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Aprender; N.º 44 (2022): Aprender nº 44 (dezembro de 2022); 56-70
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130930801016832