Revestidos de PVC para estofos : causas da formação de fissuras e identificação do mecanismo de falha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Liliana Patrícia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34028
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Polímeros
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spelling Revestidos de PVC para estofos : causas da formação de fissuras e identificação do mecanismo de falhaPVC coated upholstery : causes for the formation of cracks and identification of the failure mechanism678.743.22675.92Engenharia e Tecnologia::Engenharia dos MateriaisDissertação de mestrado integrado em Engenharia de PolímerosEste trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Dissertação em Engenharia de Polímeros do plano de estudos do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros. O projeto foi realizado na TMG Automotive e integrado na Equipa de Desenvolvimento e Inovação responsável pelos produtos em PVC. A substituição total do couro natural por couro sintético (revestidos de PVC) é há muito um objetivo da indústria automóvel. Mas a formação de fissuras é um dos problemas que impede que tal possa acontecer. A fratura do produto em condições de serviço pode resultar da ação de vários fatores, sendo a perda de plastificante o fator mais comum, mas não o único. O trabalho realizado teve como motivação reclamações de estofos associadas a modos de falha que não a perda de plastificante. O projeto desenvolvido tem como objetivos rever o estado de arte relativo às fissuras, avaliar a influência dos componentes da formulação, bem como das condições de processamento, nas características finais do produto, avaliar a influência de fatores associados a condições de serviço e, por fim, selecionar/adaptar um método de ensaio que permita prever o comportamento do material em condições de serviço. O estudo do problema em questão passou pela identificação das possíveis causas para a formação de fissuras e a sua avaliação. Os materiais analisados bem como os métodos de ensaio variaram de acordo com a causa em estudo. Parâmetros como homogeneidade, vazios, grau de gelificação, formulação, gravado e condições de serviço têm influência no comportamento do material. Sabendo que são vários os fatores que levam à formação de fissuras, não foi possível selecionar um ensaio único capaz de prever o comportamento do produto em serviço. Assim, foi necessário recorrer a um conjunto de ensaios que permitiram avaliar as diferentes propriedades do material, relevantes para este problema. Neste contexto, foi desenvolvido um método que permite avaliar uma dessas propriedades, o grau de gelificação. Foi ainda efetuada uma caraterização/avaliação comparativa dos métodos de ensaio utilizados.This project was developed in the frame of the curricular unit Dissertation, of the Integrated Master degree in Polymer Engineering. The project was accomplished at TMG Automotive, integrated in the Development and Innovation Team, responsible for the PVC products. The total replacement of leather by synthetic leather (PVC coatings) is an old objective of the automotive industry. However, the formation of cracks is one of the factors hindering the attainment of this goal. The fracture of the product in service may result from the action of several factors, being the loss of plasticizer the most common one among others. The motivation of this work were the complaints regarding the upholstery that had failed because of causes other than the loss of plasticizer. The current project aims to perform a state of art on cracks formation, to evaluate the influence of the formulation, as well as of the processing conditions, on the final characteristics of the product, to evaluate the influence of factors related to service conditions and, finally, to select/adapt a test method to forecast predict the behavior of the product under service conditions. The study of the problem encompassed the identification of the possible causes for the cracks formation and their assessment. The materials analyzed and the test methods used varied according to the cause under study. Parameters such as homogeneity, voids, degree of gelation, formulation, and service conditions influence the behavior of the material. Due to the variety of factors that lead to cracks formation, it was not possible to select a single test to predict behavior of the product in service. Thus, a set of tests was needed to allow evaluating the different relevant material properties concerning this problem. In this context, a method to assess the degree of gelation was developed. Finally, the characterization/benchmarking of the test methods used was carried out.Carneiro, O. S.Logo, IreneUniversidade do MinhoMartinho, Liliana Patrícia Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34028por201188082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:21.245984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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