O marketing das cidades e das autarquias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Manuel Moreira de Sousa, 1969-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4761
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
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spelling O marketing das cidades e das autarquiasMarketing urbanoCidades e vilas - Inovações tecnológicasDissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 9 de Dezembro de 2019A inspiração no documentário cinematográfico New Town Utopia, do realizador inglês Christopher Ian Smith, despoletou a procura do objetivo desta dissertação, que é permitir compreender, se no contexto nacional e europeu, as necessidades relativamente ao “City Marketing”, serão uma forma de contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Assim, promover ativamente relevantes planos de eixos estratégicos da parte das autarquias, numa análise pró-ativa da realidade, numa dimensão projetada no tempo futuro, permitindo potenciar uma melhor sociedade civil e contribuir desta forma, com o valor agregado do “City Marketing”. Os objetivos específicos desta dissertação têm em conta permitir criar ferramentas e metodologias de gestão para serem ativamente e consistentemente utilizadas pelas autarquias e pelas organizações em geral, como suporte chave da elaboração de planos estratégicos de “City Marketing”. O ponto de partida desta dissertação é a importância ou não de ser implementado em Portugal um plano de desenvolvimento estratégico regional, de descentralização de competências, de uma gestão interativa do conhecimento e de uma cultura de valorização do endógeno. A metodologia utilizada nesta dissertação é a revisão de literatura e o relato de experiência, sublinhando que o metodologia “Canvas” não é utilizada nesta dissertação, mas sim como base de suporte para o desenvolvimento dos planos de “City Marketing” apresentados, tendo também a minha experiência e prática profissional ter sido utilizada em simultâneo dessas metodologias. A conclusão desta dissertação permite afirmar que a introdução de novas ferramentas digitais “City Marketing” podem contribuir definitivamente para o desenvolvimento dos territórios, cidadania e empreendedorismo das cidades e dos seus municípios.The inspiration in the cinematographic documentary New Town Utopia, by the English director Christopher Ian Smith, has triggered the search for the goal of this dissertation, which is to allow understanding, if in the national and European context, the needs relative to the "City Marketing ", will be a way of contributing positively to the sustainable development of the Territories. Thus, actively promoting relevant plans of strategic axes on the part of the municipalities, in a proactive analysis of reality, in a dimension projected at a time in the future, allowing to potentiate a better civil society and contribute in this way, with the value the "City Marketing" aggregate. The specific objectives of this dissertation take into account the creation of tools and management methodologies to be actively and consistently used by the authorities and organizations in general, as key support for the elaboration of strategic "City Marketing" plans. The starting point of this dissertation is the importance or not of being implemented in Portugal a plan of regional strategic development, decentralization of competencies, interactive management of knowledge and a culture of valorization of the endogenous. The methodology used in this dissertation is the literature review and the experience report, stressing that the "Canvas" methodology is not used in this dissertation, but rather as a support base for the development of the "City Marketing" plans presented, also having my experience and professional practice have been used in simultaneously of these methodologies. The conclusion of this dissertation allows the affirmation that the introduction of new digital tools of "City Marketing" can definitely contribute to the development of the Territories, citizenship, and entrepreneurship of the cities and their municipalities.2019-12-19T15:20:49Z2019-12-192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4761http://hdl.handle.net/11067/4761TID:202349381porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pedro Manuel Moreira de Sousa, 1969-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:11.714190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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