Jogo de realidade virtual com foco na experiência sonora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19266 |
Resumo: | Descrição do desenvolvimento de um jogo em realidade virtual, tendo como foco principal o som, a sua importância, qualidade e implementação, como tentativa de elevar o padrão atualmente em vigor para o som nos videojogos. Fez-se o design da experiência, assim como listagens de assets a serem desenvolvidos, tendo sido tratado depois da criação e implementação dos mesmos. Finalmente, realizaram-se sessões de teste, cujos resultados foram depois considerados para o desenvolvimento de projetos futuros. Para este desenvolvimento, utilizou-se o Unity como motor de jogo, FMod como middleware e Google Resonance como plugin de espacialização, tendo-se ainda experimentado, mas abandonado, o uso do Steam Audio. |
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Jogo de realidade virtual com foco na experiência sonoraDesign de somÁudio espacialImersividadeRealidade virtualVideojogosDesenvolvimento de jogosSound designSpatial audioImmersivityVirtual realityVideogamesGame developmentDescrição do desenvolvimento de um jogo em realidade virtual, tendo como foco principal o som, a sua importância, qualidade e implementação, como tentativa de elevar o padrão atualmente em vigor para o som nos videojogos. Fez-se o design da experiência, assim como listagens de assets a serem desenvolvidos, tendo sido tratado depois da criação e implementação dos mesmos. Finalmente, realizaram-se sessões de teste, cujos resultados foram depois considerados para o desenvolvimento de projetos futuros. Para este desenvolvimento, utilizou-se o Unity como motor de jogo, FMod como middleware e Google Resonance como plugin de espacialização, tendo-se ainda experimentado, mas abandonado, o uso do Steam Audio.Description of the development of a virtual reality game, having as a focus the sound, its importance, quality, and implementation, as an attempt of elevating the current standard for sound in videogames. We worked on designing the experience, as well as listing the assets to be developed, having later created and implemented them. Finally, we conducted playtest sessions, whose results were then considered for the development of future projects. For this development, we used Unity as a game engine, FMod as the middleware and Google Resonance as the spatialization plugin, having also experienced, but abandoned, Steam Audio.Conceição, Marco Paulo BarbosaSantos, Pedro Emanuel OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, José Ferreira2022-01-03T15:57:15Z2021-12-152021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19266TID:202836215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:20.607684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Descrição do desenvolvimento de um jogo em realidade virtual, tendo como foco principal o som, a sua importância, qualidade e implementação, como tentativa de elevar o padrão atualmente em vigor para o som nos videojogos. Fez-se o design da experiência, assim como listagens de assets a serem desenvolvidos, tendo sido tratado depois da criação e implementação dos mesmos. Finalmente, realizaram-se sessões de teste, cujos resultados foram depois considerados para o desenvolvimento de projetos futuros. Para este desenvolvimento, utilizou-se o Unity como motor de jogo, FMod como middleware e Google Resonance como plugin de espacialização, tendo-se ainda experimentado, mas abandonado, o uso do Steam Audio. |
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