A III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18136 |
Resumo: | O estudo das exposições de arte em Portugal, nomeadamente, sob a responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, e o seu impacto, só agora começam a ser analisados e compilados no projecto “Catálogo Raisonné das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian”. Neste âmbito, as três Exposições de Artes Plásticas constituem um importante testemunho do que foi o papel da Fundação e a sua vontade relativa ao panorama artístico nacional, ao longo de três décadas do século XX. Para tal, além de uma breve abordagem da I e II Exposições de Artes Plásticas, procurou-se ir ao encontro do que foram os anos oitenta em Portugal, verificando-se que se caracterizaram por uma enorme efervescência criativa, a par com a abertura de diversas galerias de arte. No seguimento das duas primeiras Exposições de Artes Plásticas, a III Exposição terá sido, talvez, a mais controversa, sendo escrutinada pela crítica de arte, devido à repetição de modelos salonísticos num contexto artístico cada vez mais actual e atento ao que se passava no estrangeiro. Procurando alcançar o objectivo de grande panorâmica da primeira metade dos anos oitenta em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian reuniu numerosos trabalhos submetidos, pondo, no entanto, de parte, nomes fortes do contexto artístico nacional da década de oitenta. |
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A III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste GulbenkianFundação Calouste GulbenkianExposições de Artes PlásticasSommer RibeiroAnos oitentaCalouste Gulbenkian FoundationExhibitions of Fine ArtsSommer RibeiroThe 80’sDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO estudo das exposições de arte em Portugal, nomeadamente, sob a responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, e o seu impacto, só agora começam a ser analisados e compilados no projecto “Catálogo Raisonné das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian”. Neste âmbito, as três Exposições de Artes Plásticas constituem um importante testemunho do que foi o papel da Fundação e a sua vontade relativa ao panorama artístico nacional, ao longo de três décadas do século XX. Para tal, além de uma breve abordagem da I e II Exposições de Artes Plásticas, procurou-se ir ao encontro do que foram os anos oitenta em Portugal, verificando-se que se caracterizaram por uma enorme efervescência criativa, a par com a abertura de diversas galerias de arte. No seguimento das duas primeiras Exposições de Artes Plásticas, a III Exposição terá sido, talvez, a mais controversa, sendo escrutinada pela crítica de arte, devido à repetição de modelos salonísticos num contexto artístico cada vez mais actual e atento ao que se passava no estrangeiro. Procurando alcançar o objectivo de grande panorâmica da primeira metade dos anos oitenta em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian reuniu numerosos trabalhos submetidos, pondo, no entanto, de parte, nomes fortes do contexto artístico nacional da década de oitenta.The study of art exhibitions in Portugal, namely, under the responsibility of Calouste Gulbenkian Foundation, and their impact, are just beginning to be analyzed and put together in the project “Catálogo Raisonné das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian”1. In this context, the three Exposições de Artes Plásticas2 are an important testimony of the Foundation’s role and will towards the national artistic scenery, through three decades of the 20th century. For such, besides a brief approach of the 1st and 2nd Exhibitions of Fine Arts, we wanted to find out what happened in the 80’s in Portugal, verifying that this decade was distinguished by a great creative effervescency, alongside an opening of several art galleries. Following the two first Exhibitions of Fine Arts, the 3rd one was, perhaps, the most controversial, being scrutinized by the art critics, for its repetition of “Salon” models in an artistic context more and more current and hawk-eyed of what happened outside Portugal. Trying to reach the goal of great first half of the 80’s prospect, the Calouste Gulbenkian Foundation got together many submitted works, however, setting aside strong names of the national and artistic context of the 80’s decade.Oliveira, LeonorFreitas, Helena deRUNMatias, Carolina Gouveia2016-06-08T13:27:18Z2016-01-272016-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18136TID:201026791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:56:46Zoai:run.unl.pt:10362/18136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:31.312811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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