REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos santos, Carine Valéria Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcelino Da Silva, Janicleide, Nayara de Faria, Jeanine, Efigênio dos Santos, Joice Beatriz, Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna, Santos Batista, Naricla Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48502
Resumo: Considerando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.
id RCAP_1c95360c0b37215ee4c78fffbbe1a0c1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURApaternidade; educação infantil; escola; família; relação pai-criança.Considerando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.ISPGAYARepositório Comumdos santos, Carine Valéria MendesMarcelino Da Silva, JanicleideNayara de Faria, JeanineEfigênio dos Santos, Joice BeatrizDa Silva Teixeira, Marielle GiovannaSantos Batista, Naricla Mariana2023-12-15T09:24:17Z2023-10-012023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48502porhttps://doi.org/ 10.58086/m2n0-k074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:14:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:42.825509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
title REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
dos santos, Carine Valéria Mendes
paternidade; educação infantil; escola; família; relação pai-criança.
title_short REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
title_full REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
title_sort REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
author dos santos, Carine Valéria Mendes
author_facet dos santos, Carine Valéria Mendes
Marcelino Da Silva, Janicleide
Nayara de Faria, Jeanine
Efigênio dos Santos, Joice Beatriz
Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna
Santos Batista, Naricla Mariana
author_role author
author2 Marcelino Da Silva, Janicleide
Nayara de Faria, Jeanine
Efigênio dos Santos, Joice Beatriz
Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna
Santos Batista, Naricla Mariana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv dos santos, Carine Valéria Mendes
Marcelino Da Silva, Janicleide
Nayara de Faria, Jeanine
Efigênio dos Santos, Joice Beatriz
Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna
Santos Batista, Naricla Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv paternidade; educação infantil; escola; família; relação pai-criança.
topic paternidade; educação infantil; escola; família; relação pai-criança.
description Considerando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T09:24:17Z
2023-10-01
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48502
url http://hdl.handle.net/10400.26/48502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/ 10.58086/m2n0-k074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137239452614656