Ecologias da comunicação e contextos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/17229 |
Resumo: | Nesta comunicação considera-se que a abordagem da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As TIC não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e os contextos educacionais das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Analisar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje. |
id |
RCAP_1ca23aab2d9751fb02d887c300166125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ecologias da comunicação e contextos educacionaisDesenvolvimento das tecnologias de informação e comunicaçãoEcologia comunicacionalInteracção TICComunicação e educaçãoDevelopment of Information and communication TechnologiesCommunicational ecologyEducational contextsInteraction ICTCommunication and educationNesta comunicação considera-se que a abordagem da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As TIC não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e os contextos educacionais das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Analisar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje.This paper flags that the development of Information and Communication Technology‟s approach(es) (ICT) provides a framework of understanding over the effects of informational technological systems, both within the enhancement of processes between man and communication, and the consequences instilled by the changes that occurred at the very marrow of educational structures. Basically the ICT should not be seen as a pale platform that allows an intricate set of interpellation practices. In fact, above all, it contributes deeply to structure communicational ecology and educational societal contexts, synchronically and diachronically. Thus, the author analyses the development of ICTs throughout the civilization processes – from homo loquens and pictor to homo digital – arguing both over the communicative configurations that occurred, and its particular effects over educational structures, such as, „from interpersonal communication to communication within a virtual environment‟, and „from family education to learning communities‟. To explore such set of processes implies, above all, analysis over communicational and educational ecology in order to get and to bring in crucial information about the structural impacts of the ICTs to improve educational practices nowadays.Universidade Estácio de Sá (UNESA)Universidade do MinhoSilva, Bento Duarte20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/17229por1807-2194info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:34.926002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
title |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
spellingShingle |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais Silva, Bento Duarte Desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação Ecologia comunicacional Interacção TIC Comunicação e educação Development of Information and communication Technologies Communicational ecology Educational contexts Interaction ICT Communication and education |
title_short |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
title_full |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
title_fullStr |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
title_full_unstemmed |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
title_sort |
Ecologias da comunicação e contextos educacionais |
author |
Silva, Bento Duarte |
author_facet |
Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação Ecologia comunicacional Interacção TIC Comunicação e educação Development of Information and communication Technologies Communicational ecology Educational contexts Interaction ICT Communication and education |
topic |
Desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação Ecologia comunicacional Interacção TIC Comunicação e educação Development of Information and communication Technologies Communicational ecology Educational contexts Interaction ICT Communication and education |
description |
Nesta comunicação considera-se que a abordagem da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As TIC não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e os contextos educacionais das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Analisar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/17229 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/17229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1807-2194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estácio de Sá (UNESA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estácio de Sá (UNESA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132810839064576 |