Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27258 |
Resumo: | O recente documento posto à discussão pelo Ministério da Educação, que procura traçar as grandes linhas do perfil a desenvolver nos alunos para os preparar para a sociedade do séc. XXI, anuncia uma grande revolução. Esta prende-se não só com o tipo de competências-chave que será necessário desenvolver nos alunos, como ainda com as características a assumir pelo processo educativo para permitir atingir essa finalidade. O ensino e aprendizagem da língua materna vão certamente ocupar um lugar de destaque nesse contexto, visto que permitem desenvolver competências essenciais (nomeadamente em comunicação oral e escrita) e que o podem fazer em articulação com outras áreas curriculares. Neste artigo, pretendemos retomar alguns aspetos da nossa reflexão sobre esta problemática, relacioná-los com o referido perfil e apresentar exemplos de concretização dos objetivos que este pressupõe, a partir de projetos por nós orientados, associados ao ensino do Português e implementados nos primeiros anos de escolaridade. |
id |
RCAP_1ca562bb0789622db288cd4264c04135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27258 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXIEnsino da língua maternaCompetências-chave1.º Ciclo do Ensino BásicoO recente documento posto à discussão pelo Ministério da Educação, que procura traçar as grandes linhas do perfil a desenvolver nos alunos para os preparar para a sociedade do séc. XXI, anuncia uma grande revolução. Esta prende-se não só com o tipo de competências-chave que será necessário desenvolver nos alunos, como ainda com as características a assumir pelo processo educativo para permitir atingir essa finalidade. O ensino e aprendizagem da língua materna vão certamente ocupar um lugar de destaque nesse contexto, visto que permitem desenvolver competências essenciais (nomeadamente em comunicação oral e escrita) e que o podem fazer em articulação com outras áreas curriculares. Neste artigo, pretendemos retomar alguns aspetos da nossa reflexão sobre esta problemática, relacioná-los com o referido perfil e apresentar exemplos de concretização dos objetivos que este pressupõe, a partir de projetos por nós orientados, associados ao ensino do Português e implementados nos primeiros anos de escolaridade.Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação2020-01-09T17:52:59Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27258por2183-1793Sá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:49Zoai:ria.ua.pt:10773/27258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:04.910634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
title |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
spellingShingle |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI Sá, Cristina Manuela Ensino da língua materna Competências-chave 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
title_full |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
title_fullStr |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
title_full_unstemmed |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
title_sort |
Projetos em educação em português e desenvolvimento de competências-chave para a sociedade do séc. XXI |
author |
Sá, Cristina Manuela |
author_facet |
Sá, Cristina Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da língua materna Competências-chave 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Ensino da língua materna Competências-chave 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O recente documento posto à discussão pelo Ministério da Educação, que procura traçar as grandes linhas do perfil a desenvolver nos alunos para os preparar para a sociedade do séc. XXI, anuncia uma grande revolução. Esta prende-se não só com o tipo de competências-chave que será necessário desenvolver nos alunos, como ainda com as características a assumir pelo processo educativo para permitir atingir essa finalidade. O ensino e aprendizagem da língua materna vão certamente ocupar um lugar de destaque nesse contexto, visto que permitem desenvolver competências essenciais (nomeadamente em comunicação oral e escrita) e que o podem fazer em articulação com outras áreas curriculares. Neste artigo, pretendemos retomar alguns aspetos da nossa reflexão sobre esta problemática, relacioná-los com o referido perfil e apresentar exemplos de concretização dos objetivos que este pressupõe, a partir de projetos por nós orientados, associados ao ensino do Português e implementados nos primeiros anos de escolaridade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2020-01-09T17:52:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27258 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-1793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137655703732224 |