O design na tecelagem tradicional: o contributo do design de comunicação para a criação de novos produtos contemporâneos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15443 |
Resumo: | O presente estudo, acerca do projeto denominado DLUSA, de design de tapetes e tapeçarias, executados em tecelagem tradicional, na técnica do ponto de nó (Beiriz), busca a sua inspiração nos grafismos das platibandas decoradas de casas tradicionais algarvias. A responsabilidade do designer, na vertente ecológica do projeto, focou-se em escolher matérias-primas biodegradáveis, dando primazia à pura lã, minimizando desta forma a pegada ecológica. Nas criações das tapeçarias predominam as cores da arquitetura mediterrânica e também a decoração geométrica de raiz vernacular. Estas representações visam confrontar as características do desenho tradicional como linguagem, no percurso que nos conduz ao design como dimensão cognitiva, indo mais além que a criação de “meros” objetos estéticos. Assim, o designer pretende qualificar o desenho tradicional e transformá-lo em novas manifestações artísticas que traduzem uma nova linguagem visual e dinâmica cultural, através da criação de coleções de tapeçarias com base em elementos ligados à cultura tradicional, usando uma metodologia projetual segundo Bruno Munari. Perante a experiência estética das peças, o fruidor, através da memória e perceção visual, desencadeia mapas mentais. São essas memórias e vivências de lugares que aproximam pessoas a territórios onde as sensações e as ligações a elementos culturais, existentes nestas criações com história, permitem interpretações múltiplas. Este processo de diálogos entre percepções, reações e interceções revela experiências aprimoradas que vão determinar a fiabilidade das peças tecidas, sensibilizando e despertando o público-alvo a contribuir para a preservação e promoção do património cultural popular e a compreender um conhecimento ancestral, valorizando a cultura e as tradições regionais, através da apresentação da resignificação dos símbolos culturais em que tanto o designer como o fruidor surgem como modificadores de contextos. Numa sociedade massificada é fulcral devolver coesão às comunidades, preservando a identidade cultural de um território: esse cunho que nos distingue dos demais. |
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O design na tecelagem tradicional: o contributo do design de comunicação para a criação de novos produtos contemporâneosPatrimónioDesign de comunicaçãoDdesign relacionalTecelagemCultura popularPlatibandaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo, acerca do projeto denominado DLUSA, de design de tapetes e tapeçarias, executados em tecelagem tradicional, na técnica do ponto de nó (Beiriz), busca a sua inspiração nos grafismos das platibandas decoradas de casas tradicionais algarvias. A responsabilidade do designer, na vertente ecológica do projeto, focou-se em escolher matérias-primas biodegradáveis, dando primazia à pura lã, minimizando desta forma a pegada ecológica. Nas criações das tapeçarias predominam as cores da arquitetura mediterrânica e também a decoração geométrica de raiz vernacular. Estas representações visam confrontar as características do desenho tradicional como linguagem, no percurso que nos conduz ao design como dimensão cognitiva, indo mais além que a criação de “meros” objetos estéticos. Assim, o designer pretende qualificar o desenho tradicional e transformá-lo em novas manifestações artísticas que traduzem uma nova linguagem visual e dinâmica cultural, através da criação de coleções de tapeçarias com base em elementos ligados à cultura tradicional, usando uma metodologia projetual segundo Bruno Munari. Perante a experiência estética das peças, o fruidor, através da memória e perceção visual, desencadeia mapas mentais. São essas memórias e vivências de lugares que aproximam pessoas a territórios onde as sensações e as ligações a elementos culturais, existentes nestas criações com história, permitem interpretações múltiplas. Este processo de diálogos entre percepções, reações e interceções revela experiências aprimoradas que vão determinar a fiabilidade das peças tecidas, sensibilizando e despertando o público-alvo a contribuir para a preservação e promoção do património cultural popular e a compreender um conhecimento ancestral, valorizando a cultura e as tradições regionais, através da apresentação da resignificação dos símbolos culturais em que tanto o designer como o fruidor surgem como modificadores de contextos. Numa sociedade massificada é fulcral devolver coesão às comunidades, preservando a identidade cultural de um território: esse cunho que nos distingue dos demais.The present study about the project, called DLUSA, of design of rugs and tapestries, executed in traditional weaving using the knot stitch technique (Beiriz) seeks its inspiration in the graphics of the “platibandas”, existing in the Algarve heritage of traditional houses. The designer's responsibility, in the ecological conduct of the project, focused on choosing biodegradable raw materials giving primacy to pure wool, thus minimizing the ecological footprint. In the creations of tapestries, the colors of Mediterranean architecture and the vernacular geometric decoration predominate. These representations aim to confront the characteristics of traditional drawing as a language on the path that leads us to design as a cognitive dimension, going beyond mere aesthetic objects. Thus, the designer intends to qualify the traditional drawing and transform it into new artistic manifestations that translate a new visual language and cultural dynamics, through the creation of collections of tapestries based on elements linked to traditional culture, using a project methodology according to Bruno Munari . In view of the aesthetic experience of the pieces, the user, through memory and visual perception, unleashes mental maps. It is these memories and experiences of places that bring people closer to territories where the sensations and connections to cultural elements, existing in these creations with history, allow for multiple interpretations. This process of dialogues between perceptions, reactions and interceptions is enhanced experiences that will determine the reliability of the woven pieces, sensitizing and awakening the target audience, contributing to the preservation and promotion of popular cultural heritage and understanding ancestral knowledge, valuing culture and regional traditions, through the presentation of the reframing of cultural symbols where both the designer and the user appear as a context modifier. In a mass society it is essential to develop cohesion to communities while preserving the cultural identity of a territory; this feature distinguishes us from others.Lacerda, AntónioSapientiaSanita, Maria Margarida dos Santos2021-04-26T10:43:51Z2020-06-182020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15443TID:202651770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:16.474862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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