João Cabral do Nascimento: um autor contemporâneo apagado de um certo retrato de família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41159 |
Resumo: | João Cabral do Nascimento foi contemporâneo de artistas que, nos anos 1910-1920, procuraram a modernização dos seus sistemas culturais, através de discursos e projetos manifestamente modernistas. Esta sua contemporaneidade consubstanciou-se no convívio de Cabral de Nascimento com algumas figuras marcantes do período e na participação efetiva (e não raras vezes crítica) em alguns dos acontecimentos que, em Lisboa assim como em Coimbra e no Funchal, marcaram as diversas orientações dos Modernismos portugueses. Tomando de empréstimo, quer o verbo pessoano constellar-se quer a imagem (também benjaminiana) da constelação para pensar a relação entre textos e autores, neste artigo revisitam-se vários textos de teor cronístico e crítico de Cabral de Nascimento, para discutir a sua heterogénea contemporaneidade modernista e o silêncio que tem recaído sobre a obra do autor madeirense. |
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João Cabral do Nascimento: um autor contemporâneo apagado de um certo retrato de famíliaJoão Cabral do Nascimento: a contemporary author erased from a certain family portraitJoão Cabral do NascimentoOrpheuSensacionismoA questão d’os novosModernismos periféricosSensationismOs novos controversyPeripheral modernismsJoão Cabral do Nascimento foi contemporâneo de artistas que, nos anos 1910-1920, procuraram a modernização dos seus sistemas culturais, através de discursos e projetos manifestamente modernistas. Esta sua contemporaneidade consubstanciou-se no convívio de Cabral de Nascimento com algumas figuras marcantes do período e na participação efetiva (e não raras vezes crítica) em alguns dos acontecimentos que, em Lisboa assim como em Coimbra e no Funchal, marcaram as diversas orientações dos Modernismos portugueses. Tomando de empréstimo, quer o verbo pessoano constellar-se quer a imagem (também benjaminiana) da constelação para pensar a relação entre textos e autores, neste artigo revisitam-se vários textos de teor cronístico e crítico de Cabral de Nascimento, para discutir a sua heterogénea contemporaneidade modernista e o silêncio que tem recaído sobre a obra do autor madeirense.João Cabral do Nascimento was a contemporary of some of the artists who, around the 1910s and the 1920s, sought to modernize their cultural systems, through modernist discourses and projects. This contemporaneity has been substantiated through Cabral de Nascimento’s contact with some of the most important artists of the period and through his effective participation (sometimes critical) in several of the events that, in Lisbon, as well as in Coimbra and Funchal, marked the different orientations of the Portuguese modernisms. Recovering both the Pessoan verb constellar-se, and the constellation image (also Benjaminian) to think about the relationship between texts and authors, this article revisits several chronicles and critical texts by Cabral de Nascimento, to discuss his heterogeneous modernist contemporaneity and the silence that has fallen on the work of the author from Madeira.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSalgueiro, Ana2023-05-17T14:51:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41159por2212-417910.26300/7gwg-r25185152250782info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:49.917017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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João Cabral do Nascimento foi contemporâneo de artistas que, nos anos 1910-1920, procuraram a modernização dos seus sistemas culturais, através de discursos e projetos manifestamente modernistas. Esta sua contemporaneidade consubstanciou-se no convívio de Cabral de Nascimento com algumas figuras marcantes do período e na participação efetiva (e não raras vezes crítica) em alguns dos acontecimentos que, em Lisboa assim como em Coimbra e no Funchal, marcaram as diversas orientações dos Modernismos portugueses. Tomando de empréstimo, quer o verbo pessoano constellar-se quer a imagem (também benjaminiana) da constelação para pensar a relação entre textos e autores, neste artigo revisitam-se vários textos de teor cronístico e crítico de Cabral de Nascimento, para discutir a sua heterogénea contemporaneidade modernista e o silêncio que tem recaído sobre a obra do autor madeirense. |
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