A aprendizagem mediada tecnologicamente e o envelhecimento ativo : estudo sobre o impacto na qualidade de vida e bem-estar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Marina Martins da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22053
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade omnipresente na sociedade e, cada vez mais, é necessário desenvolver um conjunto de estratégias e serviços que promovam o envelhecimento ativo e tenham impacto na perceção sobre a qualidade de vida e bem-estar. Numa sociedade em que se encontram enraizadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a aprendizagem mediada tecnologicamente apresenta um grande potencial para desmistificar alguma fobia face ao processo de envelhecimento e promover hábitos e estilos de vida saudáveis – nas diversas componentes: saúde, segurança e participação na sociedade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da aprendizagem mediada tecnologicamente no envelhecimento ativo, nomeadamente na qualidade de vida e bem-estar de alunos Universidade Sénior, em Águeda. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica de natureza quantitativa quase experimental em que dois grupos de alunos de duas Universidade Sénior da região de Águeda (GE – grupo experimental e GC – grupo de comparação) experienciam dois programas de aprendizagem mediada tecnologicamente (jogo digital e uma plataforma e-learning). Antes, durante e pós-experiência, é avaliado o impacto destas duas plataformas na promoção do envelhecimento ativo, nomeadamente na qualidade de vida e bem-estar. Este grupo amostral integra também um terceiro grupo (GCL – grupo de controlo) que apesar de ser envolvido no pré – teste, durante e pós – teste, não é sujeito à intervenção. Trata-se de uma amostra por conveniência em que a distribuição dos sujeitos pelos diferentes grupos é feita de modo aleatório. Os instrumentos de recolha de dados são a escala WHOQOL-bref e o formulário Abreviado da Avaliação de Saúde 36 (SF-36v2 – do inglês, Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey). Os resultados obtidos são: uma melhoria do bem-estar e qualidade de vida no grupo experimental, principalmente nos domínios físico, perceção da vitalidade, saúde e bem-estar psicológico bem como ambiente social. Estes resultados expectáveis corroboram as principais conclusões de estudos anteriores que abordam o efeito de treinos cognitivos e utilização das plataformas digitais no bem-estar psicológico e qualidade de vida.
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Este estudo apresenta uma abordagem metodológica de natureza quantitativa quase experimental em que dois grupos de alunos de duas Universidade Sénior da região de Águeda (GE – grupo experimental e GC – grupo de comparação) experienciam dois programas de aprendizagem mediada tecnologicamente (jogo digital e uma plataforma e-learning). Antes, durante e pós-experiência, é avaliado o impacto destas duas plataformas na promoção do envelhecimento ativo, nomeadamente na qualidade de vida e bem-estar. Este grupo amostral integra também um terceiro grupo (GCL – grupo de controlo) que apesar de ser envolvido no pré – teste, durante e pós – teste, não é sujeito à intervenção. Trata-se de uma amostra por conveniência em que a distribuição dos sujeitos pelos diferentes grupos é feita de modo aleatório. Os instrumentos de recolha de dados são a escala WHOQOL-bref e o formulário Abreviado da Avaliação de Saúde 36 (SF-36v2 – do inglês, Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey). Os resultados obtidos são: uma melhoria do bem-estar e qualidade de vida no grupo experimental, principalmente nos domínios físico, perceção da vitalidade, saúde e bem-estar psicológico bem como ambiente social. Estes resultados expectáveis corroboram as principais conclusões de estudos anteriores que abordam o efeito de treinos cognitivos e utilização das plataformas digitais no bem-estar psicológico e qualidade de vida.As population aging is a reality in today’s society, it is increasingly necessary to develop a set of strategies and services that encourage active aging and have an impact on the perception of quality of life and well-being. In a society driven by Information and Communication Technologies (ICTs), technology-mediated learning presents a great potential to demystify some phobia towards the aging process and trigger healthy habits and lifestyles - in the following components: health, safety and participation in society. The present study aims to assess the impact of technology-mediated learning on active aging, namely on the quality of life and well-being of students from the Universities of Third Age, in Águeda. This study presents a quasi-experimental quantitative methodological approach in which two groups of students from two Universities of Third Age in the region of Aveiro (GE- experimental group and GC- comparison group) experienced two technology-mediated learning programs (digital games and e-learning platform). Before, during and after the experience, the impact of these two platforms on the promotion of active aging was assessed, namely in the quality of life and well-being. This sample group also includes a third group (GCL - control group), which despite being involved in the pre, during and post-test, is not subject to intervention. This is a convenience sample, in which the subjects are randomly distributed within each group. The data collection instruments used are the WHOQOL-bref scale and the Short Form Health Assessment 36 (SF-36v2). The obtained results are: improved well-being and quality of life verified in the experimental group, mainly in the physical domain, perception of vitality, health and psychological well-being as well as social environment. These expected results corroborate the main findings presented in previous studies that address the effects of cognitive training and the use of digital platforms on psychological well-being and quality of life.Universidade de Aveiro2017-12-142017-12-14T00:00:00Z2019-12-08T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22053TID:201942267porLeitão, Marina Martins da Cunhainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:19Zoai:ria.ua.pt:10773/22053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:20.032977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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