O poder do (auto)conhecimento do ciclo : A relação entre o conhecimento do ciclo e o empowerment sexual e reprodutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mariana Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8484
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Comunitária.
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spelling O poder do (auto)conhecimento do ciclo : A relação entre o conhecimento do ciclo e o empowerment sexual e reprodutivoCiclo menstrualMétodos de perceção de fertilidadeEmpowerment sexual e reprodutivoExperiência de embodimentAtitude menstrualMenstrual cycleFertility awareness methodsSexual and reproductive empowermentEmbodiment experienceMenstrual attitudeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Comunitária.O ciclo menstrual e os métodos de perceção de fertilidade são ainda temas muito pouco discutidos tanto em círculos sociais como académicos e existe muito pouca teoria sobre o seu impacto em variáveis psicológicas. Face a esta escassez na literatura, particularmente notória em Portugal, procurou-se contribuir explorando o impacto do conhecimento do ciclo e da aprendizagem de um método de perceção de fertilidade no empowerment sexual e reprodutivo, na experiência de embodiment e na atitude menstrual das menstruantes, três variáveis relevantes para a sua qualidade de vida e bem estar. Adicionalmente, explorou-se o efeito principal e o papel moderador da idade, da escolaridade e do método contracetivo utilizado nas três variáveis em estudo. O estudo contou com a participação de 277 pessoas que menstruam com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos, a grande maioria do género feminino (99,6%). Recorreu-se às versões portuguesas da Experience of Embodiment Scale, de Piran et al. (2020) e da Sexual and Reproductive Empowerment Scale for Adolescents and Young Adults de Upadhya et al. (2020) e a uma versão reduzida do The Menstrual Attitude Questionnaire, de Brooks-Gunn e Ruble (1980). Os resultados confirmam que tanto o conhecimento do ciclo menstrual como a aprendizagem de um método de perceção de fertilidade têm um impacto positivo no empowerment sexual e reprodutivo, na experiência de embodiment e em alguns fatores da atitude menstrual das menstruantes. A idade, a escolaridade e o método contracetivo utilizado têm também impacto nestas variáveis, tendo sido verificadas algumas moderações. Resultados que demonstram a importância de abordar o tema do ciclo menstrual e dos métodos de perceção de fertilidade nas escolasThe menstrual cycle and fertility awareness methods are still very little discussed topics in both social and academic circles and there is very little theory that shows its impact on psychological variables. Given this scarcity in the literature, particularly notorious in Portugal, this study sought to contribute by exploring the impact of the knowledge about the cycle and the learning of a fertility awareness method on sexual and reproductive empowerment, on the embodiment experience and on the menstrual attitude of menstruators, three variables relevant to their quality of life and well-being. Additionally, the main effect and the moderating role of age, education and the contraceptive method used in the three variables under study were explored. The study involved the participation of 277 menstruating people aged between 18 and 54 years, the vast majority of whom were women (99.6%). Were used portuguese versions of the Experience of Embodiment Scale by Piran et al. (2020) and the Sexual and Reproductive Empowerment Scale for Adolescents and Young Adults by Upadhyay et al. (2020) and a shortened version of The Menstrual Attitude Questionnaire by Brooks-Gunn and Ruble (1980). The results confirm that both knowledge of the menstrual cycle and learning a fertility awareness method have a positive impact on sexual and reproductive empowerment, on the experience of embodiment and on some factors of the menstrual attitude of menstruators. Age, education and the contraceptive method used also have an impact on these variables, with some moderation. Results that demonstrate the importance of addressing the theme of the menstrual cycle and fertility awareness methods in schools.Moniz, Maria João VargasRepositório do ISPAFonseca, Mariana Marques2022-02-02T10:55:16Z2021-12-02T00:00:00Z2021-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8484202884546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:19.163503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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