Sistemas de Informação no Apoio ao Planeamento de Missão - Presente e Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12368
Resumo: A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem vindo a atualizar e a substituir os seus sistemas de armas. Com a inevitável e desejada evolução tecnológica, existente nas frotas atuais, foram introduzidos Sistemas de Informação no apoio ao Planeamento de Missão (SIPM) no sentido de maximizar a eficiência e eficácia de cada Sistema de Armas. Estes novos SIPM permitem exponenciar a troca de informação entre as aeronaves em todas as fases do processo de execução de missão (planeamento, briefing, execução e debriefing). Todos os mais recentes sistemas de armas em operação na FAP (C295M, EH101, F16MLU e P3-C) exploram diferentes SIPM. Sendo diversas as razões para tal variedade, não deixam de ser exemplos claros e reais, da diversidade de SIPM numa organização. No artigo 6º da Lei Orgânica de Bases das Forças Armadas (LOBOFA) claramente refere dois princípios estruturantes para as Forças Armadas, o da eficácia e da racionalização de modo a evitar duplicações desnecessárias. O objetivo proposto para este trabalho foi o de investigar o estado atual dos sistemas de informação, empregues na FAP na área do planeamento de missão de voo e sugerir qual a melhor forma de racionalizar a exploração deste tipo de sistemas nas Esquadras de Voo. A investigação numa fase inicial espelhou a realidade dos SIPM nas Esquadras de Voo da FAP, seguindo-se a análise do produto final obtido com a sua utilização. Por fim, procedeu-se à elaboração de um método de racionalização dos SIPM na FAP. No decorrer do processo de investigação foi possível constatar que não existe, na FAP, um SIPM que cumpra os requisitos operacionais de todas as Esquadras de Voo, mas, por outro lado, os SIPM analisados possuem mais-valias que podem ser partilhadas por diferentes Esquadras. Foi também comprovado que a racionalização dos SIPM representa uma maior eficiência no cumprimento das missões das Esquadras de Voo da FAP. Este trabalho permitiu concluir que a melhor forma de racionalizar os SIPM na FAP, passa por difundir e explorar o Joint Mission Planning System (JMPS) em todas as Esquadras de Voo, no sentido de este se tornar o SIPM oficial da FAP, substituindo o Portable Flight Planning System (PFPS), e ao mesmo tempo, redistribuir as chaves de acesso ao FliteStar, partilhando este sistema de informação pela maior parte das Esquadras de Voo da Força Aérea Portuguesa. Abstract: The Portuguese Air Force (PoAF) has been replacing and upgrading its weapons systems. With the inevitable and desired technological developments, existing in the current fleet, Information Systems in support of Mission Planning (SIPM) were introduced to maximize efficiency and effectiveness of each weapon system. These new SIPM allow the exchange of information between the aircraft in all phases of mission execution (planning, briefing, execution and debriefing). All the latest weapons systems operating in the PoAF (C295M, EH101, F16MLU and P3-C) explore different types of SIPM. There are several reasons for this variety, but they are still clear and real examples of diversity of SIPM in an organization. In the 6th article of the Organic Law of the Armed Forces clearly refers two key principles for the Armed Forces, the efficiency and rationalization in order to avoid unnecessary duplication. The objective of this study is to investigate the current state of the information systems, used for mission planning, and suggest the best way to rationalize the operation of such systems in PoAF flight Squadrons. The research at an early stage stated the reality of SIPM in flight Squadrons, followed by analysis of the output obtained from their use. In the end, it was time to develop a method of rationalizing SIPM in PoAF. During the research process, was determined that there isn’t one SIPM that could meet the operational requirements of all the flight Squadrons, but on the other hand, there are SIPM that, due to its characteristics, can be shared by different fleets. It was also shown that the rationalization process of SIPM represents greater efficiency in mission accomplishment process of the PoAF flight Squadrons. This investigation concluded that the best way to rationalize SIPM in the PoAF, involves disseminating and exploiting the Joint Mission Planning System (JMPS) in all Squadrons, becoming the official SIPM of the PoAF, replacing the Portable Flight Planning System (PFPS), and at the same time, share FliteStar access keys to the majority of the Portuguese Air Force flight Squadrons.
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No artigo 6º da Lei Orgânica de Bases das Forças Armadas (LOBOFA) claramente refere dois princípios estruturantes para as Forças Armadas, o da eficácia e da racionalização de modo a evitar duplicações desnecessárias. O objetivo proposto para este trabalho foi o de investigar o estado atual dos sistemas de informação, empregues na FAP na área do planeamento de missão de voo e sugerir qual a melhor forma de racionalizar a exploração deste tipo de sistemas nas Esquadras de Voo. A investigação numa fase inicial espelhou a realidade dos SIPM nas Esquadras de Voo da FAP, seguindo-se a análise do produto final obtido com a sua utilização. Por fim, procedeu-se à elaboração de um método de racionalização dos SIPM na FAP. No decorrer do processo de investigação foi possível constatar que não existe, na FAP, um SIPM que cumpra os requisitos operacionais de todas as Esquadras de Voo, mas, por outro lado, os SIPM analisados possuem mais-valias que podem ser partilhadas por diferentes Esquadras. Foi também comprovado que a racionalização dos SIPM representa uma maior eficiência no cumprimento das missões das Esquadras de Voo da FAP. Este trabalho permitiu concluir que a melhor forma de racionalizar os SIPM na FAP, passa por difundir e explorar o Joint Mission Planning System (JMPS) em todas as Esquadras de Voo, no sentido de este se tornar o SIPM oficial da FAP, substituindo o Portable Flight Planning System (PFPS), e ao mesmo tempo, redistribuir as chaves de acesso ao FliteStar, partilhando este sistema de informação pela maior parte das Esquadras de Voo da Força Aérea Portuguesa. Abstract: The Portuguese Air Force (PoAF) has been replacing and upgrading its weapons systems. With the inevitable and desired technological developments, existing in the current fleet, Information Systems in support of Mission Planning (SIPM) were introduced to maximize efficiency and effectiveness of each weapon system. These new SIPM allow the exchange of information between the aircraft in all phases of mission execution (planning, briefing, execution and debriefing). All the latest weapons systems operating in the PoAF (C295M, EH101, F16MLU and P3-C) explore different types of SIPM. There are several reasons for this variety, but they are still clear and real examples of diversity of SIPM in an organization. In the 6th article of the Organic Law of the Armed Forces clearly refers two key principles for the Armed Forces, the efficiency and rationalization in order to avoid unnecessary duplication. The objective of this study is to investigate the current state of the information systems, used for mission planning, and suggest the best way to rationalize the operation of such systems in PoAF flight Squadrons. The research at an early stage stated the reality of SIPM in flight Squadrons, followed by analysis of the output obtained from their use. In the end, it was time to develop a method of rationalizing SIPM in PoAF. During the research process, was determined that there isn’t one SIPM that could meet the operational requirements of all the flight Squadrons, but on the other hand, there are SIPM that, due to its characteristics, can be shared by different fleets. It was also shown that the rationalization process of SIPM represents greater efficiency in mission accomplishment process of the PoAF flight Squadrons. This investigation concluded that the best way to rationalize SIPM in the PoAF, involves disseminating and exploiting the Joint Mission Planning System (JMPS) in all Squadrons, becoming the official SIPM of the PoAF, replacing the Portable Flight Planning System (PFPS), and at the same time, share FliteStar access keys to the majority of the Portuguese Air Force flight Squadrons.IUMRepositório ComumRibeiro, Bruno2016-03-15T16:45:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:20:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:20:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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