Produção e Comunicação Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gonçalo Manuel Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6207
Resumo: A ASTA é uma companhia que sempre primou pela criação e divulgação da cultura, procurando formar públicos e despertar o sentimento para as artes performativas, incluindo o teatro. Neste relatório de estágio pretende-se apresentar e analisar as estratégias e meios de comunicação utilizados pela ASTA para divulgar e promover as suas atividades Dia de Ilusão, ama~dor, 6º contraDANÇA e diário dos imperfeitos. Esta análise tem como principal objetivo perceber qual o grau de eficácia destas estratégias junto do público e dos órgãos de comunicação social, tendo como base uma relação investimento-retorno. A comunicação sempre desempenhou um papel crucial na hora de dar a conhecer algo a um público, sendo que uma boa estratégia comunicativa tem, em princípio, mais hipóteses de sucesso do que uma estratégia menos bem preparada ou de menores recursos. Assim, o planeamento de uma boa campanha de comunicação é fundamental. Durante o período de estágio, a observação participante tornou mais fácil a recolha de informação e permitiu obter dados de maior precisão e importância sobre o trabalho desenvolvido nesse período. A análise desses dados revela-se fundamental, pois sem ela não teria sido possível obter conclusões relativamente à eficácia da comunicação da ASTA. Relativamente ao conteúdo deste relatório, nele são abordados temas como o conceito de cultura e a sua história, que tipos de cultura existem (popular, erudita e de massas), a diferença entre “criação de cultura” e “produção cultural”, o que é um criador de cultura, o que é a comunicação cultural e que profissionais existem na área da cultura, entre vários outros.
id RCAP_1cfa06f666b61280946cee61914dace0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção e Comunicação CulturalEstratégias, eficácia e problemas na comunicação promocional de eventos culturaisArtes PerformativasComunicação CulturalRelações PúblicasTeatroDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA ASTA é uma companhia que sempre primou pela criação e divulgação da cultura, procurando formar públicos e despertar o sentimento para as artes performativas, incluindo o teatro. Neste relatório de estágio pretende-se apresentar e analisar as estratégias e meios de comunicação utilizados pela ASTA para divulgar e promover as suas atividades Dia de Ilusão, ama~dor, 6º contraDANÇA e diário dos imperfeitos. Esta análise tem como principal objetivo perceber qual o grau de eficácia destas estratégias junto do público e dos órgãos de comunicação social, tendo como base uma relação investimento-retorno. A comunicação sempre desempenhou um papel crucial na hora de dar a conhecer algo a um público, sendo que uma boa estratégia comunicativa tem, em princípio, mais hipóteses de sucesso do que uma estratégia menos bem preparada ou de menores recursos. Assim, o planeamento de uma boa campanha de comunicação é fundamental. Durante o período de estágio, a observação participante tornou mais fácil a recolha de informação e permitiu obter dados de maior precisão e importância sobre o trabalho desenvolvido nesse período. A análise desses dados revela-se fundamental, pois sem ela não teria sido possível obter conclusões relativamente à eficácia da comunicação da ASTA. Relativamente ao conteúdo deste relatório, nele são abordados temas como o conceito de cultura e a sua história, que tipos de cultura existem (popular, erudita e de massas), a diferença entre “criação de cultura” e “produção cultural”, o que é um criador de cultura, o que é a comunicação cultural e que profissionais existem na área da cultura, entre vários outros.ASTA is a company that has always excelled for the creation and dissemination of culture, and wanted to form publics and arouse the feeling for the performing arts, including theater. This report intends to present and analyze the strategies and media used by ASTA to disseminate his activities Dia de Ilusão, ama~dor, 6th edition of contraDANÇA and diário dos imperfeitos. This analysis aims mainly to realize the degree of effectiveness of these strategies on the public and the media, based on an investment-return ratio. Communication has always played a crucial role to make something known to the public, and a good communication strategy has, in principle, more chances of success than a less well prepared one, or one with fewer resources. Thus, the planning of a good communication campaign is crucial. During the internship period, the participatory observation made data collection easier and allowed me to obtain more accurate and important data about the work done during this period. The analysis of these data is fundamental because, without it, it would not have been possible to obtain conclusions on the effectiveness of communication of ASTA. In this report we address topics such as the concept of culture and its history, the kinds of culture (popular, classical and massive), the difference between "creation of culture" and "cultural production", what is a creator of culture, who are the cultural and communication professionals that exist in the area of culture, among many other topics.Serra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumMorais, Gonçalo Manuel Dias2018-09-05T14:15:45Z2015-10-52015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6207TID:201640791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:59.203086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção e Comunicação Cultural
Estratégias, eficácia e problemas na comunicação promocional de eventos culturais
title Produção e Comunicação Cultural
spellingShingle Produção e Comunicação Cultural
Morais, Gonçalo Manuel Dias
Artes Performativas
Comunicação Cultural
Relações Públicas
Teatro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Produção e Comunicação Cultural
title_full Produção e Comunicação Cultural
title_fullStr Produção e Comunicação Cultural
title_full_unstemmed Produção e Comunicação Cultural
title_sort Produção e Comunicação Cultural
author Morais, Gonçalo Manuel Dias
author_facet Morais, Gonçalo Manuel Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Joaquim Mateus Paulo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Gonçalo Manuel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Performativas
Comunicação Cultural
Relações Públicas
Teatro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Artes Performativas
Comunicação Cultural
Relações Públicas
Teatro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A ASTA é uma companhia que sempre primou pela criação e divulgação da cultura, procurando formar públicos e despertar o sentimento para as artes performativas, incluindo o teatro. Neste relatório de estágio pretende-se apresentar e analisar as estratégias e meios de comunicação utilizados pela ASTA para divulgar e promover as suas atividades Dia de Ilusão, ama~dor, 6º contraDANÇA e diário dos imperfeitos. Esta análise tem como principal objetivo perceber qual o grau de eficácia destas estratégias junto do público e dos órgãos de comunicação social, tendo como base uma relação investimento-retorno. A comunicação sempre desempenhou um papel crucial na hora de dar a conhecer algo a um público, sendo que uma boa estratégia comunicativa tem, em princípio, mais hipóteses de sucesso do que uma estratégia menos bem preparada ou de menores recursos. Assim, o planeamento de uma boa campanha de comunicação é fundamental. Durante o período de estágio, a observação participante tornou mais fácil a recolha de informação e permitiu obter dados de maior precisão e importância sobre o trabalho desenvolvido nesse período. A análise desses dados revela-se fundamental, pois sem ela não teria sido possível obter conclusões relativamente à eficácia da comunicação da ASTA. Relativamente ao conteúdo deste relatório, nele são abordados temas como o conceito de cultura e a sua história, que tipos de cultura existem (popular, erudita e de massas), a diferença entre “criação de cultura” e “produção cultural”, o que é um criador de cultura, o que é a comunicação cultural e que profissionais existem na área da cultura, entre vários outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-5
2015-11-05
2015-11-05T00:00:00Z
2018-09-05T14:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6207
TID:201640791
url http://hdl.handle.net/10400.6/6207
identifier_str_mv TID:201640791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136365348126720