Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, In?s
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91
Resumo: Os media sociais e os sites de rede social t?m sido um elemento chave na ac??o colectiva atrav?s da Internet. E introduzem novas caracter?sticas ao conceito de ?networking? online: interac??o atrav?s da ac??o colectiva e interac??o baseada nas pr?ticas sociais promovidas pelas novas ferramentas t?cnicas. Os sites de partilha de conte?do e as redes sociais s?o estruturados para uma sociabilidade centrada nos objectos sociais, que congregam conte?do e actividade. Mas ser? que os media sociais alteram a composi??o dos movimentos colectivos pelas novas possibilidades de consumo, produ??o e envolvimento na e em rede? Os pr?prios conceitos de consumo e interac??o foram alterados. Neste artigo procuramos explorar as no??es de ?consumidor 2.0? e ?prosumer? e compreender como ? que grupos de utilizadores, agregados pelo conte?do, se podem assumir como sistemas sociais.
id RCAP_1d12758dd870b19e214c4ae4dafd21e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/91
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?M?dia sociais - Social mediaRedes sociais - Social mediaConsumidor 2.0 - Consumer 2.0Prosumidores - ProsumersIntera??o - InteractionPr?ticas sociais - Social practicesSociabilidade - SociabilityMovimentos coletivos - Collective movementsOs media sociais e os sites de rede social t?m sido um elemento chave na ac??o colectiva atrav?s da Internet. E introduzem novas caracter?sticas ao conceito de ?networking? online: interac??o atrav?s da ac??o colectiva e interac??o baseada nas pr?ticas sociais promovidas pelas novas ferramentas t?cnicas. Os sites de partilha de conte?do e as redes sociais s?o estruturados para uma sociabilidade centrada nos objectos sociais, que congregam conte?do e actividade. Mas ser? que os media sociais alteram a composi??o dos movimentos colectivos pelas novas possibilidades de consumo, produ??o e envolvimento na e em rede? Os pr?prios conceitos de consumo e interac??o foram alterados. Neste artigo procuramos explorar as no??es de ?consumidor 2.0? e ?prosumer? e compreender como ? que grupos de utilizadores, agregados pelo conte?do, se podem assumir como sistemas sociais.Revista Comunica??o e Sociedade2013-01-18T12:07:11Z2013-01-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91Amaral, In?sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:21Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/91Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:26.835438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
title Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
spellingShingle Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
Amaral, In?s
M?dia sociais - Social media
Redes sociais - Social media
Consumidor 2.0 - Consumer 2.0
Prosumidores - Prosumers
Intera??o - Interaction
Pr?ticas sociais - Social practices
Sociabilidade - Sociability
Movimentos coletivos - Collective movements
title_short Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
title_full Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
title_fullStr Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
title_full_unstemmed Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
title_sort Participa??o em Rede: do utilizador ao ?consumidor 2.0? e ao ?prosumer?
author Amaral, In?s
author_facet Amaral, In?s
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, In?s
dc.subject.por.fl_str_mv M?dia sociais - Social media
Redes sociais - Social media
Consumidor 2.0 - Consumer 2.0
Prosumidores - Prosumers
Intera??o - Interaction
Pr?ticas sociais - Social practices
Sociabilidade - Sociability
Movimentos coletivos - Collective movements
topic M?dia sociais - Social media
Redes sociais - Social media
Consumidor 2.0 - Consumer 2.0
Prosumidores - Prosumers
Intera??o - Interaction
Pr?ticas sociais - Social practices
Sociabilidade - Sociability
Movimentos coletivos - Collective movements
description Os media sociais e os sites de rede social t?m sido um elemento chave na ac??o colectiva atrav?s da Internet. E introduzem novas caracter?sticas ao conceito de ?networking? online: interac??o atrav?s da ac??o colectiva e interac??o baseada nas pr?ticas sociais promovidas pelas novas ferramentas t?cnicas. Os sites de partilha de conte?do e as redes sociais s?o estruturados para uma sociabilidade centrada nos objectos sociais, que congregam conte?do e actividade. Mas ser? que os media sociais alteram a composi??o dos movimentos colectivos pelas novas possibilidades de consumo, produ??o e envolvimento na e em rede? Os pr?prios conceitos de consumo e interac??o foram alterados. Neste artigo procuramos explorar as no??es de ?consumidor 2.0? e ?prosumer? e compreender como ? que grupos de utilizadores, agregados pelo conte?do, se podem assumir como sistemas sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-18T12:07:11Z
2013-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Comunica??o e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Revista Comunica??o e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136422347669504