Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8889 |
Resumo: | Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVE |
id |
RCAP_1d204dc7b1d41a0d753122ddcb3cdb92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro PretoLimits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education: the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro PretoFormação continuada de professoresTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEducação a distânciaPrograma Nacional Escola de GestoresTeacher formationDigital Information and communication technologiesDistance educationNacional Program of School AdministratorsPrograma de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVEEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.This article analyzes the limits and possibilities of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) for the continuous training of teachers in distance education. The data collected derived from a research carried out with 26 subjects that composed the team of the Programa Escola de Gestores (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2013 to 2015. The interviews were coded using the software NVivo®. The data analyzed reveal that such experiences promote a collaborative virtual environment of learning and reflection based on the experiences that the trainers bring with them. The difficulties and challenges faced by the trainers are related to virtual work, the distribution of time and digital fluency. In relation to the TDICs, mediation through these technologies has had a positive impact on their pedagogical practices due to the exchange of knowledges and experiences between traditional and distance education.Universidade Nove de JulhoRepositório AbertoOliveira, Breynner RicardoCoelho, Jianne Ines FialhoVieira, Márcia de Freitas2019-12-16T09:44:07Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8889porOliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de Freitas - Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. "DIALOGIA" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 27 (dez. 2017), p. 65-781983-929410.5585/dialogia.N27.7787info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:50.738380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto Limits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education: the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto |
title |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
spellingShingle |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto Oliveira, Breynner Ricardo Formação continuada de professores Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação a distância Programa Nacional Escola de Gestores Teacher formation Digital Information and communication technologies Distance education Nacional Program of School Administrators |
title_short |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
title_full |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
title_fullStr |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
title_full_unstemmed |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
title_sort |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
author |
Oliveira, Breynner Ricardo |
author_facet |
Oliveira, Breynner Ricardo Coelho, Jianne Ines Fialho Vieira, Márcia de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Jianne Ines Fialho Vieira, Márcia de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Breynner Ricardo Coelho, Jianne Ines Fialho Vieira, Márcia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação a distância Programa Nacional Escola de Gestores Teacher formation Digital Information and communication technologies Distance education Nacional Program of School Administrators |
topic |
Formação continuada de professores Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação a distância Programa Nacional Escola de Gestores Teacher formation Digital Information and communication technologies Distance education Nacional Program of School Administrators |
description |
Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVE |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z 2019-12-16T09:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8889 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de Freitas - Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. "DIALOGIA" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 27 (dez. 2017), p. 65-78 1983-9294 10.5585/dialogia.N27.7787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135071078187008 |