Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Breynner Ricardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coelho, Jianne Ines Fialho, Vieira, Márcia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8889
Resumo: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVE
id RCAP_1d204dc7b1d41a0d753122ddcb3cdb92
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro PretoLimits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education: the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro PretoFormação continuada de professoresTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEducação a distânciaPrograma Nacional Escola de GestoresTeacher formationDigital Information and communication technologiesDistance educationNacional Program of School AdministratorsPrograma de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVEEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.This article analyzes the limits and possibilities of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) for the continuous training of teachers in distance education. The data collected derived from a research carried out with 26 subjects that composed the team of the Programa Escola de Gestores (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2013 to 2015. The interviews were coded using the software NVivo®. The data analyzed reveal that such experiences promote a collaborative virtual environment of learning and reflection based on the experiences that the trainers bring with them. The difficulties and challenges faced by the trainers are related to virtual work, the distribution of time and digital fluency. In relation to the TDICs, mediation through these technologies has had a positive impact on their pedagogical practices due to the exchange of knowledges and experiences between traditional and distance education.Universidade Nove de JulhoRepositório AbertoOliveira, Breynner RicardoCoelho, Jianne Ines FialhoVieira, Márcia de Freitas2019-12-16T09:44:07Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8889porOliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de Freitas - Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. "DIALOGIA" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 27 (dez. 2017), p. 65-781983-929410.5585/dialogia.N27.7787info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:50.738380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
Limits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education: the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto
title Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
spellingShingle Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
Oliveira, Breynner Ricardo
Formação continuada de professores
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação a distância
Programa Nacional Escola de Gestores
Teacher formation
Digital Information and communication technologies
Distance education
Nacional Program of School Administrators
title_short Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
title_full Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
title_fullStr Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
title_full_unstemmed Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
title_sort Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
author Oliveira, Breynner Ricardo
author_facet Oliveira, Breynner Ricardo
Coelho, Jianne Ines Fialho
Vieira, Márcia de Freitas
author_role author
author2 Coelho, Jianne Ines Fialho
Vieira, Márcia de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Breynner Ricardo
Coelho, Jianne Ines Fialho
Vieira, Márcia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação a distância
Programa Nacional Escola de Gestores
Teacher formation
Digital Information and communication technologies
Distance education
Nacional Program of School Administrators
topic Formação continuada de professores
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação a distância
Programa Nacional Escola de Gestores
Teacher formation
Digital Information and communication technologies
Distance education
Nacional Program of School Administrators
description Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVE
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2019-12-16T09:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8889
url http://hdl.handle.net/10400.2/8889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de Freitas - Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. "DIALOGIA" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 27 (dez. 2017), p. 65-78
1983-9294
10.5585/dialogia.N27.7787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135071078187008