A teoria – na prática, uma descoberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1456 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Estas apoiaram a intervenção educativa realizada em contextos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, o novo paradigma de dupla habilitação. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa e cultural. O fomento da curiosidade pelo mundo, da experimentação, da descoberta e da implicação com o meio são alguns dos chavões da prática realizada nos dois ciclos. Estas propostas retratam e caracterizam o futuro profissional de educação que tenciona contribuir para uma Escola capaz de responder aos desafios da sociedade atual. A Educação e a Escola ao alcance de todos implicam uma ponderada organização, para que os alunos aprendam a entender com curiosidade e sentido crítico, a partir dos instrumentos de conhecimento e de descoberta. Uma prática apresentada e caracterizada pela articulação e flexibilidade do professor em duas valências de ensino e que será explanada nas próximas páginas.This report presents the construction process of professionalization, based on theoretical bases. These supported the educational intervention conducted in contexts of the 1st and 2nd cycles of basic education, the new paradigm of dual qualification. Through these references it was possible to obtain evidence, which in turn gave rise to reflections on the emergence of a creative and cultural school. Encouraging curiosity about the world, experimentation, discovery and involvement with the environment are some of the buzzwords of practice carried out in the two cycles. These proposals depict and characterize the professional future of education intends to contribute to a school able to meet the challenges of today's society. Education and the School to everyone imply a weighted organization, so that students learn to understand with curiosity and critical sense, from instruments of knowledge and discovery. A practice introduced and characterized by joint and flexibility of teacher education in two valences and will be explained in the following pages. |
id |
RCAP_1d2372851a2c7b9e01eeb22f88da4662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A teoria – na prática, uma descobertaProfessor - Dupla habilitaçãoO presente relatório apresenta o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Estas apoiaram a intervenção educativa realizada em contextos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, o novo paradigma de dupla habilitação. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa e cultural. O fomento da curiosidade pelo mundo, da experimentação, da descoberta e da implicação com o meio são alguns dos chavões da prática realizada nos dois ciclos. Estas propostas retratam e caracterizam o futuro profissional de educação que tenciona contribuir para uma Escola capaz de responder aos desafios da sociedade atual. A Educação e a Escola ao alcance de todos implicam uma ponderada organização, para que os alunos aprendam a entender com curiosidade e sentido crítico, a partir dos instrumentos de conhecimento e de descoberta. Uma prática apresentada e caracterizada pela articulação e flexibilidade do professor em duas valências de ensino e que será explanada nas próximas páginas.This report presents the construction process of professionalization, based on theoretical bases. These supported the educational intervention conducted in contexts of the 1st and 2nd cycles of basic education, the new paradigm of dual qualification. Through these references it was possible to obtain evidence, which in turn gave rise to reflections on the emergence of a creative and cultural school. Encouraging curiosity about the world, experimentation, discovery and involvement with the environment are some of the buzzwords of practice carried out in the two cycles. These proposals depict and characterize the professional future of education intends to contribute to a school able to meet the challenges of today's society. Education and the School to everyone imply a weighted organization, so that students learn to understand with curiosity and critical sense, from instruments of knowledge and discovery. A practice introduced and characterized by joint and flexibility of teacher education in two valences and will be explained in the following pages.2014-07-10T12:42:55Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1456TID:201465833porGonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.298391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria – na prática, uma descoberta |
title |
A teoria – na prática, uma descoberta |
spellingShingle |
A teoria – na prática, uma descoberta Gonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreira Professor - Dupla habilitação |
title_short |
A teoria – na prática, uma descoberta |
title_full |
A teoria – na prática, uma descoberta |
title_fullStr |
A teoria – na prática, uma descoberta |
title_full_unstemmed |
A teoria – na prática, uma descoberta |
title_sort |
A teoria – na prática, uma descoberta |
author |
Gonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreira |
author_facet |
Gonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor - Dupla habilitação |
topic |
Professor - Dupla habilitação |
description |
O presente relatório apresenta o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Estas apoiaram a intervenção educativa realizada em contextos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, o novo paradigma de dupla habilitação. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa e cultural. O fomento da curiosidade pelo mundo, da experimentação, da descoberta e da implicação com o meio são alguns dos chavões da prática realizada nos dois ciclos. Estas propostas retratam e caracterizam o futuro profissional de educação que tenciona contribuir para uma Escola capaz de responder aos desafios da sociedade atual. A Educação e a Escola ao alcance de todos implicam uma ponderada organização, para que os alunos aprendam a entender com curiosidade e sentido crítico, a partir dos instrumentos de conhecimento e de descoberta. Uma prática apresentada e caracterizada pela articulação e flexibilidade do professor em duas valências de ensino e que será explanada nas próximas páginas.This report presents the construction process of professionalization, based on theoretical bases. These supported the educational intervention conducted in contexts of the 1st and 2nd cycles of basic education, the new paradigm of dual qualification. Through these references it was possible to obtain evidence, which in turn gave rise to reflections on the emergence of a creative and cultural school. Encouraging curiosity about the world, experimentation, discovery and involvement with the environment are some of the buzzwords of practice carried out in the two cycles. These proposals depict and characterize the professional future of education intends to contribute to a school able to meet the challenges of today's society. Education and the School to everyone imply a weighted organization, so that students learn to understand with curiosity and critical sense, from instruments of knowledge and discovery. A practice introduced and characterized by joint and flexibility of teacher education in two valences and will be explained in the following pages. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10T12:42:55Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1456 TID:201465833 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1456 |
identifier_str_mv |
TID:201465833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623053066240 |