O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Pedro
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pereira, Paulo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8824
Resumo: Em consequência de um estágio curricular desenvolvido na agência do Sátão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foram recolhidas informações relevantes sobre toda a população de clientes detentores de cartões de crédito, que permitem a sua caracterização, recorrendo a técnicas de análise estatística. Com o objectivo de verificar as diferenças entre os clientes dos dois segmentos deste produto, cartão “Classic” e “Gold”, este com maior prestígio, aplicam-se técnicas de estatística descritiva para salientar as desigualdades entre os clientes dos dois produtos. O método de regressão logística múltipla é utilizado para a definição do perfil dos clientes, permitindo determinar as variáveis relevantes para a atribuição desses cartões, bem como a importância relativa, de cada uma dessas variáveis significativas, para a segmentação dos clientes. O modelo também permite a previsão do tipo de cartão de cada cliente, a partir das suas características, e respectiva comparação com o cartão que efectivamente possui.
id RCAP_1d2751fc8c282b28311e91e39802ba9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGDThe Profile of the Client Using Credit Cards, in CGD’s Agency in SátãoCartões de créditoAgência do Sátão da CGDPerfil do clienteEstatística descritivaRegressão logísticaEm consequência de um estágio curricular desenvolvido na agência do Sátão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foram recolhidas informações relevantes sobre toda a população de clientes detentores de cartões de crédito, que permitem a sua caracterização, recorrendo a técnicas de análise estatística. Com o objectivo de verificar as diferenças entre os clientes dos dois segmentos deste produto, cartão “Classic” e “Gold”, este com maior prestígio, aplicam-se técnicas de estatística descritiva para salientar as desigualdades entre os clientes dos dois produtos. O método de regressão logística múltipla é utilizado para a definição do perfil dos clientes, permitindo determinar as variáveis relevantes para a atribuição desses cartões, bem como a importância relativa, de cada uma dessas variáveis significativas, para a segmentação dos clientes. O modelo também permite a previsão do tipo de cartão de cada cliente, a partir das suas características, e respectiva comparação com o cartão que efectivamente possui.From a curricular training in the agency of Caixa Geral de Depósitos (CGD) in Sátão important information was collected about the population of clients using credit cards. By applying statistical analysis techniques on this information, it allows the characterization of the clients. Descriptive statistic techniques are applied to highlight the differences between the clients who use the “Classic” and “Gold” card, having this last one a greater prestige. The multiple logistical regression model is used to define the profile of the clients, allowing us to determine the relevant variables for the concession of those cards, as well as the importance of each of those significant variables for the segmentation of the clients. This model also allows us to predict the card’s type of each client through his/her features and to make the comparison with the card that the client has effectively.Univerdidade Católica Portuguesa. Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção SocialVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, PedroPereira, Paulo Almeida2012-08-03T16:03:10Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8824porCOELHO, Pedro ; PEREIRA, Paulo Almeida - O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 10 (2001), p. 9-320872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2001.66info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:58.280232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
The Profile of the Client Using Credit Cards, in CGD’s Agency in Sátão
title O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
spellingShingle O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
Coelho, Pedro
Cartões de crédito
Agência do Sátão da CGD
Perfil do cliente
Estatística descritiva
Regressão logística
title_short O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
title_full O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
title_fullStr O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
title_full_unstemmed O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
title_sort O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD
author Coelho, Pedro
author_facet Coelho, Pedro
Pereira, Paulo Almeida
author_role author
author2 Pereira, Paulo Almeida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Pedro
Pereira, Paulo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Cartões de crédito
Agência do Sátão da CGD
Perfil do cliente
Estatística descritiva
Regressão logística
topic Cartões de crédito
Agência do Sátão da CGD
Perfil do cliente
Estatística descritiva
Regressão logística
description Em consequência de um estágio curricular desenvolvido na agência do Sátão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foram recolhidas informações relevantes sobre toda a população de clientes detentores de cartões de crédito, que permitem a sua caracterização, recorrendo a técnicas de análise estatística. Com o objectivo de verificar as diferenças entre os clientes dos dois segmentos deste produto, cartão “Classic” e “Gold”, este com maior prestígio, aplicam-se técnicas de estatística descritiva para salientar as desigualdades entre os clientes dos dois produtos. O método de regressão logística múltipla é utilizado para a definição do perfil dos clientes, permitindo determinar as variáveis relevantes para a atribuição desses cartões, bem como a importância relativa, de cada uma dessas variáveis significativas, para a segmentação dos clientes. O modelo também permite a previsão do tipo de cartão de cada cliente, a partir das suas características, e respectiva comparação com o cartão que efectivamente possui.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2012-08-03T16:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8824
url http://hdl.handle.net/10400.14/8824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COELHO, Pedro ; PEREIRA, Paulo Almeida - O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 10 (2001), p. 9-32
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2001.66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Univerdidade Católica Portuguesa. Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social
publisher.none.fl_str_mv Univerdidade Católica Portuguesa. Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131749721047040