De que forma é abordado o significado do Natal na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Teresa de Jesus Correia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2662
Resumo: Com a elaboração deste Relatório Final de Estágio propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada ao longo do segundo e terceiro semestres do Mestrado e compreender o modo como o significado do Natal é trabalhado na educação pré-escolar assim como perceber se os educadores acham importante este trabalho. Para construir de forma fundamentada uma reflexão critica sobre a Prática Supervisionada, utilizámos material elaborado durante o estágio, como planificações e relatórios críticos, assim como recorremos a legislação, com o intuito de refletirmos sobre o nosso desempenho ao longo da prática pedagógica; também nos debruçámos sobre as perspetivas dos educadores sobre a importância de trabalhar o significado do Natal na educação pré-escolar. Para que tal fosse possível, realizámos um estudo qualitativo, onde utilizámos o inquérito por entrevista para a recolha de dados. O guião de entrevista semiestruturada, por nós elaborado foi aplicado a educadores de jardins-de-infância do concelho de Viseu. Com os dados recolhidos podemos concluir que, em geral, os educadores ao trabalhar o Natal têm em atenção o seu significado e não descuram pontos essenciais para estes futuros cidadãos, tais como os valores subjacentes a esta festividade, assim como valores associados à família. É importante salientar que os educadores mostraram ter cuidado com as questões da multiculturalidade nas suas salas de atividades, respeitando cada criança e a sua cultura.
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