A hospitalidade como parte da política pública de turismo no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38737 |
Resumo: | O presente artigo objetiva argumentar a favor da aproximação salutar entre a construção do conhecimento científico e a prática do turismo. Utilizando-se de dados disponíveis pelos órgãos responsáveis pela normatização e mensuração dos deslocamentos ativados pelo turismo, argumenta-se sobre a relevância da construção de um modelo teórico sobre o tema da hospitalidade e apresentam-se os contributos práticos e teóricos esperados, que devem ser revertidos em políticas públicas de turismo no Brasil, país onde a hospitalidade é o item mais bem avaliado pela procura turística internacional. Sabe-se que a realidade social é dinâmica, múltipla e cambiante, portanto difícil de ser capturada, entretanto, assumindo tal premissa, não há a ilusão de que um modelo teórico e sua aplicação deem conta de resolver a balança comercial turística internacional no Brasil, mas admite-se construir algum conhecimento que possa levar a reflexões críticas, criativas e interventoras. |
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A hospitalidade como parte da política pública de turismo no BrasilHospitalidadeTurismoPolíticas públicasBrasilO presente artigo objetiva argumentar a favor da aproximação salutar entre a construção do conhecimento científico e a prática do turismo. Utilizando-se de dados disponíveis pelos órgãos responsáveis pela normatização e mensuração dos deslocamentos ativados pelo turismo, argumenta-se sobre a relevância da construção de um modelo teórico sobre o tema da hospitalidade e apresentam-se os contributos práticos e teóricos esperados, que devem ser revertidos em políticas públicas de turismo no Brasil, país onde a hospitalidade é o item mais bem avaliado pela procura turística internacional. Sabe-se que a realidade social é dinâmica, múltipla e cambiante, portanto difícil de ser capturada, entretanto, assumindo tal premissa, não há a ilusão de que um modelo teórico e sua aplicação deem conta de resolver a balança comercial turística internacional no Brasil, mas admite-se construir algum conhecimento que possa levar a reflexões críticas, criativas e interventoras.This Paper aims to argue in favor of the approach between the construction of scientific knowledge and practice of tourism. Using public data available by the officials organizations responsible for standardization and measurement of displacements activated by tourism, the paper argue about the relevance of building a theoretical framework about hospitality and shows the expected practical and theoretical contributions to be reversed in tourism public policies in Brazil, a country where hospitality is the item most highly rated the international tourist demand. It is known that social reality is dynamic, multiple and changing, so dificult to be understanding, however, assuming that, there is not the illusion that a theoretical model and its application will resolve the international tourist trade balance in Brazil, but admits to build some knowledge that can lead to critical thinking, creative and intervening.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-17T15:06:57Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38737por10.34624/rtd.v0i29.20471Valduga, Manoela CarrilloAires, Jussara Danielle Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:34Zoai:ria.ua.pt:10773/38737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:04.116760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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