Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergano, Sofia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Benilde, Rodrigues, Maria José, Martins, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26540
Resumo: A análise dos processos migratórios de mulheres tem aumentado nos últimos anos. As mudanças nos fluxos migratórios e o crescente interesse da comunidade científica na interpretação e compreensão destes fenómenos sob a lente de género, tem contribuído para dar visibilidade às vivências das mulheres migrantes e das suas famílias. E, simultaneamente, para identificar a necessidade de uma abordagem interseccional na leitura da situação destas mulheres. Este artigo apresenta o estudo de caso de uma mulher cabo-verdiana imigrante em Portugal e tem como objetivo compreender a aplicação das políticas públicas no âmbito do apoio à inclusão. A recolha de dados ocorreu no âmbito do Projeto VIW- Voices of Immigrant Women . Para alcançar este objetivo procurou-se fazer uma abordagem holística do seu percurso migratório. Na recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, sendo as respostas sujeitas a análise de conteúdo. De acordo com o discurso desta mulher imigrante destaca-se como principal objetivo do seu projeto migratório garantir aos filhos oportunidades educativas para prosseguimento de estudos, o que, na sua opinião, lhe proporcionará uma vida melhor. Destacam-se dois resultados marcantes: o facto de ter tido sempre trabalho, ainda que durante a sua trajetória profissional tenha mudado de emprego; e o percurso escolar de sucesso dos seus sete filhos. Conclui-se que apesar de alguns constrangimentos encontrados ao longo do percurso, a superação e a resiliência caraterizam este caso como uma história de sucesso e de inclusão bem-sucedida.
id RCAP_1d3858f9fa9db8ea65358062bc3b900e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigranteEducation of sons and daughters: life project of an immigrant womanMulheres imigrantesInclusãoProjeto imigratórioInterseccionalidadeComunidade cabo-verdianaEstudo de casoResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCESA análise dos processos migratórios de mulheres tem aumentado nos últimos anos. As mudanças nos fluxos migratórios e o crescente interesse da comunidade científica na interpretação e compreensão destes fenómenos sob a lente de género, tem contribuído para dar visibilidade às vivências das mulheres migrantes e das suas famílias. E, simultaneamente, para identificar a necessidade de uma abordagem interseccional na leitura da situação destas mulheres. Este artigo apresenta o estudo de caso de uma mulher cabo-verdiana imigrante em Portugal e tem como objetivo compreender a aplicação das políticas públicas no âmbito do apoio à inclusão. A recolha de dados ocorreu no âmbito do Projeto VIW- Voices of Immigrant Women . Para alcançar este objetivo procurou-se fazer uma abordagem holística do seu percurso migratório. Na recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, sendo as respostas sujeitas a análise de conteúdo. De acordo com o discurso desta mulher imigrante destaca-se como principal objetivo do seu projeto migratório garantir aos filhos oportunidades educativas para prosseguimento de estudos, o que, na sua opinião, lhe proporcionará uma vida melhor. Destacam-se dois resultados marcantes: o facto de ter tido sempre trabalho, ainda que durante a sua trajetória profissional tenha mudado de emprego; e o percurso escolar de sucesso dos seus sete filhos. Conclui-se que apesar de alguns constrangimentos encontrados ao longo do percurso, a superação e a resiliência caraterizam este caso como uma história de sucesso e de inclusão bem-sucedida.The analysis of women's migratory processes has increased in recent years. The changes in migratory flows and the growing interest of the scientific community in interpreting and understanding these phenomena from a gender perspective have contributed to give visibility to the experiences of migrant women and their families. And, simultaneously, to identify the need for an intersectional approach in reading interpreting the situation of these women. This article presents the case study of a Cape Verdean immigrant woman in Portugal and aims to understand the application of public policies in the field of inclusion support. Data collection took place within the scope of the VIW-Voices of Immigrant Women Project. To achieve this objective, we attempted to take a holistic approach to their migratory journey. For data collection, semi-structured interviews were used and the answers were subjected to content analysis. According to the speech of this immigrant woman, the main objective of her migratory project is to guarantee her children educational opportunities to continue their studies, which, in her opinion, will provide her with a better life. Two striking results stand out: the fact that she has always had a job, even though during her professional career she has changed jobs; and the successful school career of her seven children. We conclude that despite some constraints encountered along the way, overcoming and resilience are evidenced and characterise this case as a success story of successful inclusion.Universidad de SevillaBiblioteca Digital do IPBBergano, SofiaMoreira, BenildeRodrigues, Maria JoséMartins, Cristina2023-01-17T09:40:36Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26540porBergano, Sofia; Moreira, Benilde; Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina (2022). Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones Pedagógicas: Revista de Ciencias de la Educación. ISSN 0213-1269. 1:31, p. 41-560213-126910.12795/10.12795/CP.2022.i31.v1.032253-8275info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:06Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:00.518761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
Education of sons and daughters: life project of an immigrant woman
title Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
spellingShingle Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
Bergano, Sofia
Mulheres imigrantes
Inclusão
Projeto imigratório
Interseccionalidade
Comunidade cabo-verdiana
Estudo de caso
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES
title_short Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
title_full Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
title_fullStr Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
title_full_unstemmed Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
title_sort Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante
author Bergano, Sofia
author_facet Bergano, Sofia
Moreira, Benilde
Rodrigues, Maria José
Martins, Cristina
author_role author
author2 Moreira, Benilde
Rodrigues, Maria José
Martins, Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergano, Sofia
Moreira, Benilde
Rodrigues, Maria José
Martins, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres imigrantes
Inclusão
Projeto imigratório
Interseccionalidade
Comunidade cabo-verdiana
Estudo de caso
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES
topic Mulheres imigrantes
Inclusão
Projeto imigratório
Interseccionalidade
Comunidade cabo-verdiana
Estudo de caso
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES
description A análise dos processos migratórios de mulheres tem aumentado nos últimos anos. As mudanças nos fluxos migratórios e o crescente interesse da comunidade científica na interpretação e compreensão destes fenómenos sob a lente de género, tem contribuído para dar visibilidade às vivências das mulheres migrantes e das suas famílias. E, simultaneamente, para identificar a necessidade de uma abordagem interseccional na leitura da situação destas mulheres. Este artigo apresenta o estudo de caso de uma mulher cabo-verdiana imigrante em Portugal e tem como objetivo compreender a aplicação das políticas públicas no âmbito do apoio à inclusão. A recolha de dados ocorreu no âmbito do Projeto VIW- Voices of Immigrant Women . Para alcançar este objetivo procurou-se fazer uma abordagem holística do seu percurso migratório. Na recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, sendo as respostas sujeitas a análise de conteúdo. De acordo com o discurso desta mulher imigrante destaca-se como principal objetivo do seu projeto migratório garantir aos filhos oportunidades educativas para prosseguimento de estudos, o que, na sua opinião, lhe proporcionará uma vida melhor. Destacam-se dois resultados marcantes: o facto de ter tido sempre trabalho, ainda que durante a sua trajetória profissional tenha mudado de emprego; e o percurso escolar de sucesso dos seus sete filhos. Conclui-se que apesar de alguns constrangimentos encontrados ao longo do percurso, a superação e a resiliência caraterizam este caso como uma história de sucesso e de inclusão bem-sucedida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-17T09:40:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26540
url http://hdl.handle.net/10198/26540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bergano, Sofia; Moreira, Benilde; Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina (2022). Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones Pedagógicas: Revista de Ciencias de la Educación. ISSN 0213-1269. 1:31, p. 41-56
0213-1269
10.12795/10.12795/CP.2022.i31.v1.03
2253-8275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Sevilla
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Sevilla
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135456983515136