Consciência de palavra em crianças de idade pré-escolar e escolar. Uma tarefa de segmentação frásica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/6130 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, na Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem. |
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Consciência de palavra em crianças de idade pré-escolar e escolar. Uma tarefa de segmentação frásicaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, na Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem.Este trabalho tem como objectivo averiguar a consciência de palavra de crianças falantes de Português Europeu de idade pré-escolar, 4 e 5 anos, e escolar, 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino básico, descrevendo como segmentam frases em palavras funcionais e lexicais. O estudo é descritivo e exploratório e teve por base uma tarefa de segmentação de frases em palavras, mediante um instrumento construído para o efeito constituído por 36 estímulos linguísticos apresentados auditivamente. Neste estudo foram consideradas as seguintes variáveis independentes: idade e escolaridade; tipo e classe de palavras; estatuto prosódico; semelhança fónica; estatuto sintáctico e posição sintáctica. Os desempenhos de segmentação convencional e não-convencional foram as variáveis dependentes. Testaram-se quarenta crianças, dez de cada grupo (4, 5 anos, 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino básico), do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Os resultados apontam no sentido de que a escolaridade das crianças desempenha um papel fundamental na segmentação de frases em palavras, pois verificou-se que as de idade escolar apresentam maior consciência de palavra do que as de idade pré-escolar. Nas palavras funcionais observou-se uma hierarquia de consciência de palavra sistemática para os diferentes grupos quanto ao número de segmentações convencionais: determinantes demonstrativos > pronomes fortes > artigos definidos > pronomes clíticos. O estatuto prosódico das palavras funcionais assumiu bastante relevância neste estudo. As crianças apresentaram maior consciência das palavras funcionais acentuadas comparativamente com as não acentuadas. Os artigos definidos são mais facilmente segmentados do que os pronomes clíticos embora apresentem a mesma sequência fónica, factor que pode estar relacionado com a taxa de omissão verificada para os pronomes clíticos, ainda não completamente adquiridos nestas faixas etárias, ou com o estatuto sintáctico. Quanto às segmentações não-convencionais, as mais frequentes em todas as classes de palavras funcionais foram a hipossegmentação e a segmentação silábica. O estatuto sintáctico das palavras funcionais, determinantes e pronomes, influenciou as respostas dos diferentes grupos, à excepção dos de idade pré-escolar. No global, as crianças segmentaram com maior sucesso os determinantes. A análise da posição sintáctica das respostas de segmentação apenas assumiu relevância em alguns grupos e classes. Na segmentação de frases somente constituídas por nomes e verbos, as taxas de segmentação foram próximas de 100% nos grupos de idade escolar. As crianças de idade pré-escolar obtiveram desempenhos inferiores mas mais elevados quando comparados com o desempenho obtido em frases constituídas por palavras lexicais e funcionais. Esta investigação mostra que as variáveis escolaridade, tipo e classe de palavras, estatuto prosódico, estatuto sintáctico e posição sintáctica influenciam os desempenhos de segmentação de frases em palavras.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCastro, AnaRUNCardoso, Sónia de Jesus Subtil2011-09-16T14:43:00Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:09Zoai:run.unl.pt:10362/6130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:43.812962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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