Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Teresa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9983
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_1d4ff84d79237a4548f32e159b6dcc0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativosDesenvolvimento de competênciasEnsino das ciênciasEnsino por investigaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Com este estudo pretendeu-se conhecer de que forma o uso de tarefas de investigação, relacionadas com a temática Água-Terra-Ar- Fogo, contribui para capacitar os alunos para agirem de um modo informado no contexto onde vivem. Além disto, pretendeu-se conhecer as dificuldades dos alunos quando realizam as tarefas de investigação, as suas perceções sobre as aulas de ciências físicas e naturais quando recorrem a este tipo de tarefas, e as iniciativas que consideram que podem contribuir para a sua ação informada no contexto onde vivem. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e um alunos de duas turmas do 8.º ano de percurso curricular alternativo, pertencentes a um meio rural. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado, documentos escritos e questionários. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados, utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados permitiram conhecer as dificuldades dos alunos no domínio das competências de conhecimento processual, de raciocínio e de comunicação, quando realizam as tarefas de investigação. Também revelaram terem ocorrido mudanças significativas nas suas perceções sobre as aulas de ciências físicas e naturais, relativamente às aprendizagens em torno das questões socioambientais, às aprendizagens que apelam ao raciocínio, à autonomia em investigar e na valorização das suas intervenções. Os resultados deram, ainda, a conhecer quais são as iniciativas que consideram que podem contribuir para a sua ação informada no contexto onde vivem. À medida que os alunos realizaram as tarefas, verificou-se uma familiarização com a estratégia de ensino e as dificuldades evidenciadas pelos alunos foram sendo ultrapassadas, possibilitando o desenvolvimento de competências.This study aimed to know in which way the use of investigation tasks, related to the theme of water-earth-air-fire contributes to capacitate students to act in an informed way within their living context. Besides, it was intended to find out the students' difficulties when performing the investigation tasks, their perception about classes of natural and physic sciences when they use this type of task, and the initiatives they think can contribute for their informed action in their living context. In order to reach this goals, it was used a methodology with routes in qualitative investigation with interpretative orientation and was adopted as an investigation strategy a study about the practice itself. The participants of the study were twenty one students from two classes in the eighth grade of the alternative curriculum path, from a rural environment. There were several instruments used in the collection of data: naturalistic observation, interviews in focused groups, write documents and surveys. In the analysis the data was codified and categorized, using the method of constant questioning and comparison. The results allowed the knowledge of the difficulties of the students in the domain of the skills of processes knowledge, of thinking and communication, when doing the investigation tasks. They also revealed significant changes in their perception of the natural and physics sciences class, relatively to the learning around environmental issues, learning that call on their reasoning, autonomy in investigation and valorization of their interventions. The results also gave knowledge about the initiatives that they consider can contribute to their informed action within their living context. In the course of the tasks, was verified that a familiarization whit the teaching strategy occurred and the difficulties shown by the students were exceeded, allowing the growth of skills.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaConceição, Teresa2014-01-09T11:47:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9983TID:201280345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:03.082682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
title Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
spellingShingle Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
Conceição, Teresa
Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Ensino por investigação
Teses de mestrado - 2013
title_short Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
title_full Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
title_fullStr Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
title_full_unstemmed Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
title_sort Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
author Conceição, Teresa
author_facet Conceição, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Ensino por investigação
Teses de mestrado - 2013
topic Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Ensino por investigação
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-09T11:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9983
TID:201280345
url http://hdl.handle.net/10451/9983
identifier_str_mv TID:201280345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134234812612608