Contributo da respiraçao diafragmática versus mindfulness no desenvolvimento da regulação emocional das crianças em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Anastácio, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81782
Resumo: O nascimento de uma criança constitui um desafio para a família, escola e sociedade. É o início de uma jornada e a oportunidade de atingir a plena humanização. Este trabalho tem como objetivo conhecer os contributos da respiração diafragmática versus Mindfulness no desenvolvimento da regulação emocional das crianças em contexto escolar. Como metodologia foi realizada uma revisão narrativa da literatura, seguindo a mnemónica População, Contexto e Conceito (PPC). Definiram-se os seguintes critérios de inclusão: crianças em contexto escolar, sem restrição de género, etnia, idade ou outra característica pessoal; artigos completos publicados no período de 2012-2022, em português, espanhol e inglês. A pesquisa foi feita nas bases de dados Scielo, Pubmed, Web of Science, Medline e B-on. A respiração diafragmática, presente na meditação, constitui um instrumento na regulação emocional na criança em contexto escolar, como ajuda na aprendizagem e modulação das respostas aos estímulos emocionalmente competentes. Esta prática torna a respiração mais lenta e abdominal, mais consciente, ativa o sistema parassimpático e diminui a Frequência Respiratória (FR) e Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), reduzindo sinais e sintomas de ansiedade, défice de atenção e promove a sensação de relaxamento. Este contacto deve dar se o mais precocemente possível, potenciando a neuroplasticidade e as ligações químicas cerebrais. Crianças que meditam tornam-se mais conhecedoras de si próprias, mais independentes e com mais capacidade de criar relações. A frequência cardíaca e respiratória influenciam significativamente a função cerebral, os processos emocionais, e as funções cognitivas como a atenção, perceção, memória e resolução de problemas. Estudos realizados demostram que a introdução de programas de respiração diafragmática versus mindfulness em contexto escolar são fundamentais para cultivar a consciência de si próprio, a consciência emocional e a literacia emocional, o que torna as crianças mais capazes na aprendizagem e nas relações humanas.
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Definiram-se os seguintes critérios de inclusão: crianças em contexto escolar, sem restrição de género, etnia, idade ou outra característica pessoal; artigos completos publicados no período de 2012-2022, em português, espanhol e inglês. A pesquisa foi feita nas bases de dados Scielo, Pubmed, Web of Science, Medline e B-on. A respiração diafragmática, presente na meditação, constitui um instrumento na regulação emocional na criança em contexto escolar, como ajuda na aprendizagem e modulação das respostas aos estímulos emocionalmente competentes. Esta prática torna a respiração mais lenta e abdominal, mais consciente, ativa o sistema parassimpático e diminui a Frequência Respiratória (FR) e Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), reduzindo sinais e sintomas de ansiedade, défice de atenção e promove a sensação de relaxamento. Este contacto deve dar se o mais precocemente possível, potenciando a neuroplasticidade e as ligações químicas cerebrais. Crianças que meditam tornam-se mais conhecedoras de si próprias, mais independentes e com mais capacidade de criar relações. A frequência cardíaca e respiratória influenciam significativamente a função cerebral, os processos emocionais, e as funções cognitivas como a atenção, perceção, memória e resolução de problemas. Estudos realizados demostram que a introdução de programas de respiração diafragmática versus mindfulness em contexto escolar são fundamentais para cultivar a consciência de si próprio, a consciência emocional e a literacia emocional, o que torna as crianças mais capazes na aprendizagem e nas relações humanas.The birth of a child is a challenge for the family, school and society. It is the beginning of a journey and the opportunity to achieve full humanisation. This study aims to understand the contributions of diaphragmatic breathing versus Mindfulnessi n the development of emotional regulation in children in a school context. As methodology, a narrative literature review was conducted, following the mnemonic Population, Context and Concept (PPC). The following inclusion criteria were defined: children in school con-text, without restriction of gender, ethnicity, age or other personal characteristic; complete articles published in the period 2012-2022, in portuguese, spanish and english. The search was made in the Scielo, Pubmed, Web ofScience, Medline and B-on databases.Diaphragmatic breathing, present in meditation, constitutes a tool in emotional regulation in the child in school context, as an aid in learning and modulation of responses to emotionally competent stimuli. This practice makes breathing slower and abdominal, more conscious, activates the parasympathetic system and decreases theRespiratory Rate (RR) and Heart Rate Variability (HRV), reducing signs and symptoms of anxiety, attention deficit and promotes the feeling of relaxation. This contact should take place as early as possible, enhancing neuroplasticity and brain chemical connections. Children who meditate become more self-aware, more independent and more able to create relationships. Heart and respiratory rate significantly influence brain function, emotional pro-cesses, and cognitive functions such as attention, perception, memory and problem solving.Studies have shown that the introduction of diaphragmatic breathing versus mindfulness programmes in school settings is fundamental in cultivating self-awareness, emotional awareness and emotional literacy, which makes children more capable in learning and in human relationships.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoCarvalho, PaulaAnastácio, Zélia2022-07-162022-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81782porCarvalho, P., & Caçador Anastácio, Z. (2022). Contributo da respiraçao diafragmática versus mindfulness no desenvolvimento da regulaçao emocional das crianças em contexto escolar. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 335–342. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.23610214-987710.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2361https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2361info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:32.102160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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