Novas colecções e novas formas de acesso à informação na Biblioteca Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/267 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea todas as bibliotecas são híbridas, isto é, constituídas por espaços, colecções e serviços simultaneamente reais e virtuais. Na realidade, muito rapidamente a Internet tem vindo a transformar-se na fonte de informação preferida pelos alunos das escolas, crianças e jovens nascidos já num mundo onde a autonomia, a rapidez e a comodidade do acesso tendem a substituir a fiabilidade e a autoridade que não ainda há muito tempo atrás determinavam as qualidades dos documentos definidos como fontes de informação para apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, uma das novas tarefas que incumbem às bibliotecas escolares é o fornecimento à comunidade educativa, e muito concretamente aos alunos dos diferentes níveis de ensino, de serviços bibliotecários em linha que, entre outras potencialidades, promovam o acesso a documentos electrónicos e recursos de Internet de qualidade. O papel das bibliotecas escolares enquanto mediadoras do acesso à informação electrónica em linha tornase assim fulcral: falamos da ordenação da caótica, fluida, desconexa cadeia de informação disponível na Internet, e da necessidade de identificar e seleccionar recursos, organizando-os e apresentando-os de forma a torná-los acessíveis e úteis, quer à realização de pesquisas autónomas e trabalhos de casa, quer ao aprofundamento de conhecimentos, de acordo com as necessidades e capacidades dos alunos. (cont.) |
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Novas colecções e novas formas de acesso à informação na Biblioteca EscolarBibliotecas escolaresAcesso à informaçãoRecursos educativosNa sociedade contemporânea todas as bibliotecas são híbridas, isto é, constituídas por espaços, colecções e serviços simultaneamente reais e virtuais. Na realidade, muito rapidamente a Internet tem vindo a transformar-se na fonte de informação preferida pelos alunos das escolas, crianças e jovens nascidos já num mundo onde a autonomia, a rapidez e a comodidade do acesso tendem a substituir a fiabilidade e a autoridade que não ainda há muito tempo atrás determinavam as qualidades dos documentos definidos como fontes de informação para apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, uma das novas tarefas que incumbem às bibliotecas escolares é o fornecimento à comunidade educativa, e muito concretamente aos alunos dos diferentes níveis de ensino, de serviços bibliotecários em linha que, entre outras potencialidades, promovam o acesso a documentos electrónicos e recursos de Internet de qualidade. O papel das bibliotecas escolares enquanto mediadoras do acesso à informação electrónica em linha tornase assim fulcral: falamos da ordenação da caótica, fluida, desconexa cadeia de informação disponível na Internet, e da necessidade de identificar e seleccionar recursos, organizando-os e apresentando-os de forma a torná-los acessíveis e úteis, quer à realização de pesquisas autónomas e trabalhos de casa, quer ao aprofundamento de conhecimentos, de acordo com as necessidades e capacidades dos alunos. (cont.)Rede de Bibliotecas Escolares Newsletter2013-08-14T18:09:42Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/267porNunes, Manuela Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:34ZPortal AgregadorONG |
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