A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Tomás Manuel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35005
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_1d99156af3c2857a66899cc5ea99bd26
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratórioThe motivation of the East Timorense primary school teachers : an exploratory studyMotivaçãoDocentes do ensino básicoAnálise quantitativaTimor-LesteMotivationBasic education teachersQuantitative studyTimor East658.3371.12Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO mundo que hoje conhecemos transforma-se a uma velocidade incomparável. Num piscar de olhos adquire novos matizes, que nos desafiam e aos quais não podemos deixar de responder. As atuais alterações no mundo inevitavelmente as organizações. A constatação desta realidade fez com que as organizações se esforçassem para reagir a estes ambientes instáveis, que impõe um contínuo esforço de ajustamento e obrigam a capacidades novas de antecipar as mudanças. A sobrevivência ou o sucesso das organizações impõe que estas e os seus funcionários se transformem. Por outro lado, a qualidade e bem-estar dos funcionários passaram a constar da estratégia de sucesso das organizações. Assim, considerando que os colaboradores são um recurso valioso e estratégico é facilmente explicável a relevância da motivação para as organizações. Neste contexto, a (re)formulação e a (re)modernização da gestão de recursos humanos é imprescindível no sentido de garantir boas práticas que consigam manter o bem-estar dos colaboradores enquanto seres humanos e trabalhadores. O presente estudo pretende identificar quais as percepções dos docentes do Ensino Básico sobre várias dimensões da função e do contexto de trabalho e como estas afetam a sua motivação. A amostra do estudo é constituída por 381 docentes do ensino básico. A investigação é predominantemente de carácter quantitativo, tendo-se desenvolvido uma análise descritiva das respostas dos docentes. Para enriquecimento do estudo, foi ainda desenvolvida uma análise qualitativa das sugestões apresentadas pelos respondentes no final do questionário para a melhoria das suas funções, permitindo explorar as opiniões dos docentes-inquiridos. O resultado da análise indica que as politicas e práticas do Ministério da Educação parecem não estar a atender a todas as dimensões da função e do contexto do trabalho dos docentes o que implica a baixa motivação dos mesmos na realização da sua tarefa do dia-a-dia.The world we know today becomes the unmatched speed. In a flash acquires new shades, which challenge us and which we cannot hang. The changes in the world that currently follows inevitably affect organizations. The realization of this reality has made organizations to make efforts to respond to these unstable environments, which requires an effort of continuous adjustment and force the new capacity to anticipate changes. These changes require organizations to transform as well as their employees. In this competitive context, the importance of the human being in organizations is reinforced. So, considering that employees are a valuable and strategic resource in the organization and with this perspective, the motivation of employees should be well managed. In this context, the (re) design and (re) modernization of human resource management is essential for good management practices support to maintain the well-being of employees as human beings and workers. The aim of this study is to study the aspects that stimulate and affect the motivation of primary school teachers. The field study focuses on the motivation of teachers of basic education in East Timor. The study sample consists of 381 teachers of basic education. The research is of quantitative and descriptive nature, reinforcing with a qualitative analysis of the suggestions made by individuals to improve their functions, allowing explore the views of respondents teachers. The analysis indicates that the policies and practices of the Ministry of Education is not yet meet the needs of teachers in what concerns salary and work conditions. Contributions to HRM practice and knowledge are considered.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoCorreia, Tomás Manuel20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35005por201076500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:08.993888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
The motivation of the East Timorense primary school teachers : an exploratory study
title A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
spellingShingle A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
Correia, Tomás Manuel
Motivação
Docentes do ensino básico
Análise quantitativa
Timor-Leste
Motivation
Basic education teachers
Quantitative study
Timor East
658.3
371.12
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
title_full A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
title_fullStr A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
title_sort A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
author Correia, Tomás Manuel
author_facet Correia, Tomás Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria Emília Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Tomás Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Docentes do ensino básico
Análise quantitativa
Timor-Leste
Motivation
Basic education teachers
Quantitative study
Timor East
658.3
371.12
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Motivação
Docentes do ensino básico
Análise quantitativa
Timor-Leste
Motivation
Basic education teachers
Quantitative study
Timor East
658.3
371.12
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35005
url http://hdl.handle.net/1822/35005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201076500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132529626710016