A assessoria externa nos territórios educativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13512 |
Resumo: | A universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente. |
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A assessoria externa nos territórios educativosExternal counselling in the Educational TerritoriesAssessoriaAprendizagemCompromissoQualidadeReflexãoAdviceLearningCommitmentQualityReflectionA universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente.The universalization of the secondary education in Portugal is follow by a process of integration of the school into de community and reformulation territorial coordination of the educational activities. The politics of the universal school becomes more complex, taken inside the problem of economic, cultural and social inequality, and the evidence of the inadequacy of a equal, homogeneous and impersonal teaching. The territorial politics of teaching in Portugal includes de TEIP Program – territories educational of Priority Intervention, that aims prevent the dropout of school and ensure the equal success of the student, benefits of specific supports in the areas of education and human resources, promotes flexible mobility of the pedagogical organization and management of the curriculum, and stimulates the joint with families and with the local community. Our investigation is of qualitative nature, so privileges the investigation-action in the extent of advising 50 “priority” schools and aims problematize the action of the external consultant in the organization of the school, especially in the teaching field, that is the domain of the teachers and where is played the formal legitimacy of distinct leaders when we problematize the educational orientation, groups of students reorganization, the implementation of tutorials, the articulation of pedagogical work and the relation between community and families. The observation and participant observation and the several scripts produce by teachers and consultants allow to put in evidence a tension between, by one side, the strong influence of the centralization and the sequential teaching passivity, and by another side, the political impetus to the professional autonomy and the sequential teachers capacity, opening a opportunity for sustainable development and for professional teaching development.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, JoaquimPalmeirão, CristinaAlves, José MatiasVieira, Ilídia2014-01-08T17:13:28Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13512porMACHADO, Joaquim [et al.] - A assessoria externa nos territórios educativos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 155-1741645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.33932182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:46.787324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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