Razão ou emoção? Protocolo e Cumplicidade na Produção Cinematográfica de Rio Acima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Marisa Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13914
Resumo: Este relatório retrata toda a experiência de produção da curta-metragem Rio Acima, trabalho de conclusão de mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior. Neste documento, exponho e reflito sobre esse trabalho de duas formas: a partir da minha perspetiva pessoal, numa dimensão mais emocional, e a partir de uma perspetiva mais profissional, sublinhando uma dimensão mais racional. Divido relatório, que procura relatar todo o processo, nas três etapas de concretização de um filme: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Dou especial ênfase à escolha do projeto, ao papel do produtor, aos métodos de trabalho, à resolução de imprevistos, à racionalização de despesas, à gestão da dinâmica, à importância de estabelecer deadlines, à finalização do filme, à distribuição do filme e, por fim, à análise e apreciação do filme aos olhos da produtora. Ao longo deste desafio, a razão e a emoção estiveram frequentemente em contraponto ou mesmo em discordância, levando-me a correr riscos e tomar decisões baseadas no meu emocional, descurando, talvez erradamente, o lado racional. Assim, uma das ilações recolhidas e aqui refletidas é que é necessária uma ponderação entre o pessoal e o profissional neste tipo de trabalho. É também importante diferenciar as situações, e saber quando dar mais atenção a uma destas perspetivas. Por vezes um equilíbrio não é possível ou suficiente, o que leva à cedência de um dos lados e valorização do outro. Este relatório não só reflete o meu desempenho em toda a produção deste filme, como também reflete os maiores desafios enfrentados e os objetivos alcançados. Procura igualmente refletir sobre algumas perceções equívocas ou controversas quanto à função de produção, como a crença num melhor trabalho sob stress, o papel do produtor na criação de uma obra cinematográfica, a relevância da assistência de produção ou o impacto de imprevistos e alterações durante as rodagens no resultado final.
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